VERDE QUE TE QUERO VERDE: APONTAMENTOS PARA IDENTIFICAÇÃO DA FLORA IPAUMIRINENSE (V)

(CONTINUAÇÃO DO INVENTÁRIO DAS NOSSAS PLANTAS)


BANANEIRA - planta herbácea, não é uma arvore, apesar do seu tamanho. As bananas constituem o quarto alimento mais produzido no mundo, perdendo apenas para o arroz, milho e o trigo. Originária do sudeste da Ásia é cultivada em praticamente todas as regiões tropicais. Reconhecida pelo excelente valor alimentar e virtudes terapêuticas. Oferece ainda uma boa opção na culinária na produção de  bolos, doces, vitaminas, sorvetes, bananas fritas, etc.

LEMBRANDO POR LEMBRAR
Quando eu era criança em Ipaumirim lembro de três variedades de bananas consumidas geralmente in natura: banana maçã, banana casca verde e banana babona. Há muitos anos eu não vejo banana babona, a mais doce entre todas. Gordinha, suave e cheia de fiapos era deliciosa. Também não tenho visto 'banana casca verde' que eu detestava porque tinha um sabor diferente e dava a sensação de estufamento no estômago. Tenho uma implicância pessoal com essa variedade de banana porque quando estudei interna no Colégio Nossa Senhora de Lourdes, em Cajazeiras, as freiras tinham um sítio onde plantavam a tal banana. Pobre de nós que tínhamos que comer toda a produção do sítio. Todo mundo detestava. A hora do lanche da manhã era uma sessão de tortura.  Ultimamente, tenho visto vendendo, lá por IP, as bananas prata, pacovan e maçã. Procurei na internet alguma informação sobre a ‘banana casca verde’ e a ‘banana babona’ e não encontrei. Talvez tenha outro nome que eu não sei qual seria. A banana babona parece com a banana sapo que se comia também na Paraíba. Não sei se ainda existe. A ‘banana casca verde’ não consegui identificar na internet. Só aparece ‘banana de casca verde’ se referindo a qualquer banana que esteja com a casca verde. Não se aproxima do que estou procurando. Também não é a ‘banana da terra’ que se consome cozida ou frita. A banana casca verde comia-se crua. (mluiza)
  
Bananeira
Banana maçã

Banana sapo. Esta variedade é a que mais parece com a antiga 'banana babona' mas não sei informar se seria a mesma.
CANAPUM - planta rica em ácidos orgânicos (cítrico e málico) caroteno, alcalóides, saponinas, fisalinas, fósforo, ferro e alto teor de vitamina A e C. De importante valor fitoterápico, a planta tem sido estudada também por fornecer um poderoso instrumento para controlar o sistema de defesa do organismo, diminuindo a rejeição em transplantes e atacando alergias. Em geral, ela é usada na forma de chá ou infusão

Pé de canapum
Canapum
Canapum maduro


MAMOEIRO CABOCLO – O mamoeiro caboclo é uma pequena árvore originária da Amazônia, comumente encontrada vegetando naturalmente nas proximidades aos roçados. Apresenta uma casca fina verde que muda para alaranjado quando maduro. A polpa madura é fina, amarelada, macia, doce e saborosa     A variedade ‘caboclo’ é muito encontrada nos quintais onde deixa-se este tipo de mamoeiro crescer livremente. Consumido ‘in natura’ ou batido com leite, em salada de frutas e sorvetes.
Mamoeiro caboclo
Mamão caboclo

MARACUJÁ - O maracujá é uma trepadeira que apresenta benefícios no tratamento de diversas doenças, como ansiedade, depressão ou hiperatividade, e no tratamento de problemas de sono, nervosismo, agitação, pressão alta ou inquietação. Pode ser usado na formulação de remédios caseiros, chás ou tinturas, e podem ser usadas as folhas, flores ou o fruto do maracujá. É uma fruta repleta de antioxidantes como as vitaminas A e C, e apresenta propriedades diuréticas. Pode ser usado na forma de chá ou infusão usando folhas secas, frescas ou trituradas, flores ou fruto da planta, ou pode ser usado na forma de tintura, extrato fluido ou em cápsulas. Além disso, o fruto da planta pode ser usado para fazer sucos naturais, compotas ou doces.

Maracujá 'comum'
Flor de maracujá
Maracujá
MARACUJÁ DO MATO - também conhecido como 'Maracujá da Caatinga', é uma fruta nativa do semiárido nordestino. É resistente à seca e também a uma série de pragas que atingem o maracujá comum. Sua casca é esverdeada e sua polpa branca, onde se escondem dezenas de sementes. O sabor da polpa é mais marcante em termos de doçura, mas também de acidez, do que o maracujá comum, além de ser extremamente aromático. Sua flor é belíssima e muito delicada, além de exalar um aroma adocicado que atrai as abelhas. Além de abelhas, é visitado frequentemente por vespas, mariposas e beija-flores. O 'maracujá da Caatinga' é amplamente conhecido pelas suas propriedades medicinais, em especial, por ter efeito calmante e relaxante. É uma rica fonte de potássio, ferro, fósforo, cálcio e vitaminas A, C e do complexo B. A combinação de nutrição com sabor e aroma fazem desse fruto matéria-prima para produção de produtos como sucos, polpas, geleias e sorvetes.  
Pé de maracujá do mato
Flor de maracujá do mato
Maracujá do mato
MELANCIA   - fruta muito saudável, tem um alto teor de água e também oferece muitos outros nutrientes importantes como vitaminas, minerais, antioxidantes, fibras dietéticas incluindo o licopeno e a vitamina C.  É a fruta que mais contém água, quase 93%, e é muito utilizada em dietas para emagrecimento. Ajuda a reduzir os radicais livres no corpo, prevenindo os sinais de envelhecimento além de outros inúmeros benefícios que podem trazer ao organismo.
Pé de melancia
Flor da melancia
Melancia

MELANCIA DA PRAIAplanta herbácea de 20 a 30 cm considerada prejudicial ao gado. Suas sementes são tóxicas. Também conhecida como 'arrebenta-boi'. As vacas que ingerem os frutos com sementes e morrem. Transmitem as propriedades tóxicas pelo leite. Seu fruto tem propriedades medicinais.

Pé de melancia da praia
Flor de melancia da praia
Melancia da praia

MELÃO – Rico em fibras, o melão contém cálcio, fósforo, ferro, vitamina A e vitamina C. Sua polpa contém papaína, uma enzima excelente para uma boa digestão, pois ajuda na decomposição de proteínas. Além disso, contém peptidase e protease, que também ajudam na digestão dos alimentos. É recomendado nos casos de gota, reumatismo, artrite, obesidade, colite, prisão de ventre, afeções renais, nefrite, cistite e infecções ginecológicas. Indicado ainda para regimes de emagrecimento, para diabéticos e hipertensos, pois, além de mineralizante e vitamínico, é pouco calórico. Sua casca tem potássio e pode ser utilizada como adubo.

Pé de melão
Flor de melão
Melão
MELÃO DE SÃO CAETANO é identificada como uma trepadeira bastante usada na medicina alternativa devido às suas propriedades como purgativo, vermífugo, antiparasitário, antileucorreico, bactericida, hipoglicemiante, antileucêmico, anticancerígeno, antitumoral, anti-inflamatório, afrodisíaco, antimicótico, cicatrizante, depurativo do sangue, adstringente, anticatarral, antirreumático e antiviral. Entretanto, é preciso tomar bastante cuidado na sua utilização. Originária do leste da Índia e sul da China é comum em vários outros países ao redor do mundo. Devido a facilidade com que é encontrado, além de entrar como ingrediente principal em várias receitas naturais, a planta também é conhecida pelo poder clareador, ideal para remover manchas.
Pé de Melão de São Caetano
Melão de São Caetano

PINHA – árvore originária da América tropical, especificamente da Ilha da Trindade e das Antilhas, sendo introduzida no Brasil na primeira metade do século XVII. A fruta é rica em minerais, vitaminas e outras propriedades que atuam em diversos segmentos da saúde humana. Entre seus principais componentes nutricionais estão o ferro, cálcio, fósforo e potássio. Contém vitamina C, vitamina A e vitaminas do complexo de B.  É também rica em carboidratos e proteínas apresentando efeito antioxidante, adstringente, antirreumático e antiespasmódico. Além disso tudo, também um forte papel energético e diurético. As folhas, raízes e sementes apresentam propriedades inseticidas.  O extrato das raízes e das folhas têm propriedades medicinais.
Pé de pinha

Flor de pinha

Pinha
PITOMBEIRA -  árvore pode ser encontrada em quase todo o Brasil, especialmente na Caatinga, Amazônia, Mata Atlântica e Cerrado. A pitomba é rica em vitamina C e pode ser consumida in natura ou beneficiada na fabricação de licores ou polpa. Diversos pássaros também a tem no seu cardápio. As sementes e as folhas têm propriedades medicinais.

Pitombeira
Flor da Pitombeira
Pitomba
TAMARINEIRA – tamarindeiro ou tamarineiro,  é originária das savanas africanas. Embora seja cultivada principalmente na Índia, é bastante consumida nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. Fruto de polpa com sabor agridoce, é usado no preparo de doces, bolos, sorvetes, xaropes, bebidas, licores, refrescos, sucos concentrados e ainda como tempero para arroz, carne, peixe e outros alimentos. As sementes podem ser utilizadas como forragem para animais domésticos. Quando processadas são utilizadas como estabilizante de sucos e alimentos industrializados e também como goma na produção de cola para tecidos e papel. O óleo extraído delas é alimentício e de uso industrial. A madeira é de excelente qualidade para fabricação de móveis, brinquedos e outros artefatos.
 
Tamarineira
Flor do tamarindo
Tamarindo
UNHA DE GATO -  cresce em forma de cipó formando arbustos trepadores. Possui propriedades medicinais, entretanto é preciso observar as contraindicações. Pode ser utilizada em forma de chá das folhas e raízes, tinturas ou capsulas vendidas em farmácias de medicamentos naturais.
Pé de unha de gato
Flor da unha de gato.

Aguardem a próxima etapa. Essa série conta com a valiosa participação de Chico Farias, Federalina Quaresma, Gildaci Leandro, Gizeldina Macedo, Irma Macedo, Josenira Brasil, Lúcia Dore, Magna Gonçalves, Nilda Josué Alves, Pedro da Nóbrega Jorge, Vania Maria Rolim, José Ribeiro  e Salete Vieira. 

MLUIZA

RECIFE

21.05.2018 

Você também pode participar. É só enviar suas informações para luizanobrega_ufpe@yahoo.com.br ou diretamente pelo face.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Respeitar sempre.

EDMILSON QUIRINO DE ALCÂNTARA: A LEMBRANÇA ALEGRE DE QUEM TEM APREÇO PELO TRABALHO QUE REALIZA.

Conversar com Edmilson é sempre muito agradável. Apesar da memória já comprometida ele adora falar sobre sua experiência como dono de bar....