Leila Diniz é chapinha d’O PASQUIM e sua entrevista
é mais do que na base do muito à vontade. Durante duas horas ela bebeu e
conversou com a equipe de entrevistadores numa linguagem livre e, portanto,
saudável. Seu depoimento é de uma moça de 24 anos que sabe o que quer e que
conquistou a independência na hora em que decidiu fazer isto. Leila é a imagem
da alegria e da liberdade, coisa que só é possível quando o falso moralismo é
posto de lado.
SERGIO CABRAL. Qual é o autor com quem você gosta de trabalhar?
LEILA. Paulo José. Essa é mole de responder.
SERGIO CABRAL. Qual é o autor com quem você gosta de trabalhar?
LEILA. Paulo José. Essa é mole de responder.
TARSO DE CASTRO. Seu primeiro filme foi o do Domingos não foi?
LEILA. Todo mundo pensa que, de repente o Domingos botou essa mulherzinha lá pra trabalhar e foi a glória da vida. E realmente o Domingos foi a glória da vida, foi porreta paca fazer o filme. Mas antes eu fiz dois filmes: aquele alucinante “O mundo alegre de Helô” e um da Silvia Piñal, do Alcoriza. Um que fazia a empregadinha. Como é que chama? Do Luiz Alcoriza, aquele cara que foi assistente do Buñuel. O filme era uma (*) incrível. O nome era “Jogo Perigoso”. Tinha dois episódios e eu fazia um deles. Quando Domingos resolveu fazer “Todas As Mulheres do Mundo”, eu já estava existindo mais como atriz.
TARSO. Mas você passou muito tempo sendo a mulherzinha do Domingos, professorinha, etc.
LEILA. Todo mundo pensa que, de repente o Domingos botou essa mulherzinha lá pra trabalhar e foi a glória da vida. E realmente o Domingos foi a glória da vida, foi porreta paca fazer o filme. Mas antes eu fiz dois filmes: aquele alucinante “O mundo alegre de Helô” e um da Silvia Piñal, do Alcoriza. Um que fazia a empregadinha. Como é que chama? Do Luiz Alcoriza, aquele cara que foi assistente do Buñuel. O filme era uma (*) incrível. O nome era “Jogo Perigoso”. Tinha dois episódios e eu fazia um deles. Quando Domingos resolveu fazer “Todas As Mulheres do Mundo”, eu já estava existindo mais como atriz.
TARSO. Mas você passou muito tempo sendo a mulherzinha do Domingos, professorinha, etc.
LEILA. Não foi muito tempo, não. Eu comecei com o
Domingos lá por 62, fins de 61. Me lembrar de data é (*) pra mim. Eu era
professora mas zoneava bastante por aí. Eu conheci o Domingos porque namorava
um rapaz de teatro, o Luis Eduardo. Naquela época, ele estava fazendo a peça do
Domingos. “Somos Todos do Jardim de Infância”. Eu estava voltando ao namorinho
com o Luis Eduardo mas conheci o Domingos e dei aquela decisão. Durante a peça,
eu já estava na do Domingos, não é? Daí a gente juntou, teve aquela zorra
toda…Porque eu sou solteira, não é? Sou casada (*).b Eu fiquei com o Domingos
sendo professora, e ainda estudando porque estava fazendo o clássico à noite.
Eu ensinava de dia. Fiquei com o Domingos uns três anos, durante um ano e meio
eu ainda era professora, depois já era atriz. Como a gente era muito duro, o
Domingos escrevia para a “Manchete”; jornal (*) a quatro, escrevia peças e
aquelas coisas, a gente não ganhava dinheiro nenhum e eu ganhava pouco também
como professora, então fui fazer anúncio.. Trabalhei numa agência de modelo e
fiz figuração de filme pra (*), aqueles filmes americanos todos alucinantes.
Ganhava um dinheiro por fora. Não foi através do Domingos. Entrei fazendo ponta
em Grande Teatro Tupi, Teatrinho Trol e etc. Puxa! Teatrinho Trol naquela
época! Eu acho que estou ficando velha. Bem , aí fiz “Todas as Mulheres do
Mundo”; quando a gente fez o filme, já estava separado.
TARSO. Você prefere fazer cinema ou novela de televisão? Porque cinema é
meio chato, demorado.
LEILA. Que isso? Você está falando isso pra me
provocar ou acha mesmo? Cinema é a glória. Olha, Tarso, às vezes , as pessoas
gostam de dizer: isso não tem sentido. Eu gosto pra (*) de fazer novela e de
fazer cinema. Pra mim, não tem a menor importância representar Shakespeare,
Glória Magadan ou o que quer que for, desde que me divirta e ganhe dinheiro com
isso.
JAGUAR. Você acha que teatro é um saco?
JAGUAR. Você acha que teatro é um saco?
LEILA. Acho que teatro é um saco. Mas não posso
dizer isso porque nunca fiz um troço porreta em teatro! Só fiz papelzinho,
papel pequeno. Eu comecei em teatro. Eu comecei com a Cacilda. Ela veio ao Rio
fazer “O preço de um Homem”, o Vaneau fez teste e eu fiz . Foi em 64. Eu vou
fazer 5 anos de atriz.
JAGUAR. Com quantos anos você está?
JAGUAR. Com quantos anos você está?
LEILA.Vinte e quatro. Bem: eu entrei com a Cacilda.
Quando entrei, eu não manjava muito da coisa. Entrei porque não tinha ninguém.
Era muito fácil fazer teste: não tinha mais ninguém concorrendo. Entrei lá
muito de alegre, chorava pra (*) em cada ensaio: “Não sei fazer isso, é (*), etc.
Entrava em cena morrendo de pavor, mas acho teatro chato: aquela coisa de fazer
toda a noite a mesma coisa. O que eu acho bacana em cinema e televisão é isso:
eu me divirto muito, trabalhando. Geralmente, faço uma zona incrível onde eu
trabalho e trabalho sempre com gente que eu gosto. O meu critério de escolha é
esse: eu não escolho por peça, autor, diretor ou papel. Escolho pela patota e
pelo que eu gosto. Por exemplo: Fiz um filme de cangaceiro agora e muita gente
disse: que é isso Leila, filme de cangaço, troço cafona, você é louca. Pois foi
a glória da vida. Eu tinha o maior (*) de fazer filme de cangaço. Achei
sensacional. Trabalhar com o Domingos, por exemplo, é divertidíssimo. “Todas as
Mulheres” foi muito duro. A gente estava separado só um ano, ainda estava
naquela fase de xingar: filho da (*), seu cornudo, foi você que foi culpado,
não foi, foi você, aquela zorra.
NO TEATRO, ME DÁ VONTADE DE FAZER UMA CARETA PRA
PLATÉIA E DIZER: O QUE É QUE VOCÊS ESTÃO ME OLHANDO
JAGUAR.Dizem que ele fez o filme com a intenção de
apanhar você de novo.
LEILA. Não foi não. Não acredito. Foi uma coisa que o Domingos precisava botar pra fora. Realmente ele gostava de mim ainda, estava me querendo ainda – mas eu sabia que era melhor a gente ficar separado porque se a gente ficasse separado, agente tava salvando um amor. Isso pode ser bonito demais mas é verdade. Tanto é que salvou: a gente ainda se ama mas se estivesse junto, estava dando porrada um no outro, estava se odiando.
LEILA. Não foi não. Não acredito. Foi uma coisa que o Domingos precisava botar pra fora. Realmente ele gostava de mim ainda, estava me querendo ainda – mas eu sabia que era melhor a gente ficar separado porque se a gente ficasse separado, agente tava salvando um amor. Isso pode ser bonito demais mas é verdade. Tanto é que salvou: a gente ainda se ama mas se estivesse junto, estava dando porrada um no outro, estava se odiando.
SERGIO. No filme, você também é uma professorinha.
Além disso, foi criado algum outro elemento biográfico no filme?
LEILA. Mil coisas. Domingos usou troços paca.
Coisas da vida da gente, fases da gente. No fundo, eu acho que foi por isso que
o filme teve sucesso. Tudo que é muito fundo da gente, muito verdade da gente,
funciona e passa, seja (*) ou não. Não tem nada a ver com isso mas agora eu me
lembrei do Zé Mauro Vasconcelos. Está vendendo paca e eu resolvi comprar aquele
Frei Abóbora da vida e ler. O negócio ta sendo aceito paca, você tem de saber
por que. No início, achei chato, aquele negócio de Deus. Misticismo é um
negócio que me cansa, acho porreta pros outros , mas não consigo entrar nessa.
Mas depois eu vi que tem um negócio tão forte dentro do cara que deve ser
verdade pra ele – e por isso passa pras pessoas. “Todas as Mulheres do Mundo”
tem isso: é um filme ingênuo, uma história de amor que inclusive acaba bem, mas
que tem muita verdade, de coração, de útero, do estômago e etc. E saiu. A gente
se deu porrada paca pra fazer.
SÉRGIO. Aquela festinha de aniversário no final,
era o ideal da vida de vocês, do Domingos e sua?
LEILA. Seria, se a gente continuasse casado, tudo
bacana. Meu, não foi tanto é que eu me mandei e não fiquei casada com ele. Se
fosse eu estava lá e tinha sete filhos. Não tenho nenhum. Mas tem muitas
coisas: aquela festa de Natal, por exemplo. Eu nunca tinha ido à festa de
Natal; detesto. Eu não conhecia Domingos, conhecia só de Teatro Jovem, aquela
badalaçãozinha. Eu soube que tinha um cara dando uma festa de Natal pros amigos
, sem mãe, nem avó, nem tia chorando e resolvi ver. Cheguei às oito da noite, e
perguntei: É aqui que tem uma festa de Natal? Nunca tinha visto o cara, não é?
Ele estava evidentemente sozinho, que festa de Natal não começa às oito da
noite, ele disse: tem mas não é agora, é depois, todo mundo vai à ceia com os
pais depois vem pra cá. Eu disse: ah bom, se é assim vou ficar aqui e esperar.
Ele disse: te legal, eu vou sair, depois volto. Aí ele saiu, foi pra casa da
mãe dele e eu fiquei, embrulhando os presentes dos amigos dele. Mais tarde,
começou a festa e nós nem nos vimos. Ele galinhou com todo mundo, eu galinhei
com o mundo, não teve nada. A gente simplesmente se encontrou. Ás seis da
manhã, eu inteiramente de porre dormindo numa poltrona, ele estava inteiramente
de porre dormindo no chão. Como estávamos dormindo os dois, resolvemos dormir
juntos.
JAGUAR. Como diz a Zsu-Zsu Vieira, aconteceu o
inevitável.
LEILA. É: o inevitável. Passamos o dia de Natal
(*). Então, ele botou a festa de Natal no filme, mas de outra forma, mais
bonitinha talvez – sei lá.
SÉRGIO. E você se casou de novo, depois com alguém? JAGUAR.
Quantos casos você já teve, depois da separação?
LEILA.Casos mil; casadinha nenhuma. Na minha
caminha, dorme algumas noites, mais nada. Nada de estabilidade.
TARSO. O que você acha do Domingos como diretor?
LEILA. Acho excelente. Principalmente como diretor de ator.
TARSO. Ele não é meio água-com-açúcar?
LEILA.Não, pô! Eu conheço o Domingos tanto. O que
as pessoas não vêem nele, eu vejo. É difícil você falar de uma pessoa com quem
você viveu. Você vê mil trecos que os outros não vêem. Agora: eu acho que o
Domingos ainda tem muita coisa que ele precisa botar pra fora. E está, nos
filmes dele, entende? Daqui a uns tempos, ele vai estar do rabo, vai ter botado
pra fora uma porção de coisas.
JAGUAR.Você há viu o último filme dele?
LEILA.Ainda não. Vou ver esses dias. Diz que é
muito triste. Agora, como diretor de ator, o Domingos é excelente. Não tem
melhor. Eu não conheço. Domingos dirige ator sensacionalmente, porque ele é
muito humano, muito gente, então lê pega no que você tem pra dar, usa aquele
negócio, te ajuda…É do rabo. Você viu o Hamilton em “Edu Coração de Ouro”? Eu
disse: Domingos, o Hamilton é um cara que tem troço paca pra dar. Ele disse:
deixa eu ver, tem esse papel que ele pode fazer. Usou o Hamilton como ator e
ele está bem pra (*) no filme, não está?
JAGUAR.Ele queria que eu fizesse o papel de padre
LEILA. E deve estar certo.
LEILA. E deve estar certo.
JAGUAR.Vamos a uma comparação: você diria que o
Domingos é o José Mauro Vasconcelos do cinema brasileiro?
LEILA.Vai a (*) que te (*). Não tem nada a ver. O
Domingos é mais bacana.
JAGUAR. O que você achou de trabalhar com o Nelson
Pereira dos Santos?
LEILA.Nélson é a doçura da minha vida, amor, carinho, tudo mais.
LEILA.Nélson é a doçura da minha vida, amor, carinho, tudo mais.
JAGUAR.Em relação ao aspecto de direção de atores
que você falou do Domingos.
LEILA. Acontece que eu não vejo só isso pra trabalhar com o cara. O Nélson como diretor de ator é fogo. Quando eu fui fazer “Fome de Amor”, eu fui muito prejudicada na primeira metade do filme. Eu estava esperando ser dirigida como eu estava acostumada e o Nélson não é de dirigir ator. Ele te usa mesmo. Depois que a gente entra na dele, aí a gente fica sabendo o que fazer. A gente diz: estamos aí, você abre o coração, as pernas, os braços e vai. Acho que assim é que tem de ser. Acho que o Nélson é o diretor de cinema mais lúcido, mais maduro e mais inteligente do Brasil. Porque tem uma (*) experiência, é muito inteligente, sabe das coisas paca e não envelheceu. Você vê: vários diretores da época dele envelheceram. Nélson, não: ele renova, é uma pessoa muito aberta. Trabalhar com ele é muito difícil, muito perigoso. Ele põe você comendo grama e você inventa em cima disso e aí ele usa ou não. Eu acho que em “Fome de Amor”, eu fiz um dos meus melhores papéis.
LEILA. Acontece que eu não vejo só isso pra trabalhar com o cara. O Nélson como diretor de ator é fogo. Quando eu fui fazer “Fome de Amor”, eu fui muito prejudicada na primeira metade do filme. Eu estava esperando ser dirigida como eu estava acostumada e o Nélson não é de dirigir ator. Ele te usa mesmo. Depois que a gente entra na dele, aí a gente fica sabendo o que fazer. A gente diz: estamos aí, você abre o coração, as pernas, os braços e vai. Acho que assim é que tem de ser. Acho que o Nélson é o diretor de cinema mais lúcido, mais maduro e mais inteligente do Brasil. Porque tem uma (*) experiência, é muito inteligente, sabe das coisas paca e não envelheceu. Você vê: vários diretores da época dele envelheceram. Nélson, não: ele renova, é uma pessoa muito aberta. Trabalhar com ele é muito difícil, muito perigoso. Ele põe você comendo grama e você inventa em cima disso e aí ele usa ou não. Eu acho que em “Fome de Amor”, eu fiz um dos meus melhores papéis.
FELIZMENTE,
JÁ AMEI MUITO
E ESPERO AMAR MAIS AINDA
E ESPERO AMAR MAIS AINDA
JAGUAR. Eu também acho.
LEILA. Bacana que você ache. Bacana porque as
pessoas não acharam tanto, não. Foi muito difícil entrar na do Nélson. Ele
queria de mim justamente a minha abertura, a minha agressão, a minha alegria, a
minha energia. No momento que te pedem isso na cara, você “zauze”, o que é que
esse cara está querendo, qual é a dele? Eu nem conheci ele. Mas, depois eu
entrei na dele, do meio do filme pra lá.
TARSO. Foi na época que você namorou o Arduíno?
LEILA. O meu treco com o Arduíno foi em, Parati.
Mas eu não estava namorando ele, não. Estava namorando o assistente de câmera.
JAGUAR.Qual dos seus papéis que você gosta mais?
LEILA. Sei lá. Acho que é de “Todas as Mulheres do
Mundo”, porque é um treco tão ligado a mim, que eu vejo com tanta ternura,
tanto carinho. Eu sou muito (*) nessas coisas. Eu li o Frei Abóbora, picham,
mas eu chorei paca. Eu sou capaz de assistir novela e chorar. Eu choro em
“Funny Girl”, eu choro paca. Então, “Todas as Mulheres do Mundo” têm tanta
ligação comigo, tanta ternura, que é o papel que eu gosto mais.
SÉRGIO. Você sabe que convidaram a
Shirlhey MacLaine para ir num enterro e ela disse que não ia porque chora até
em exposição de automóvel.
TARSO.Você disse que achava teatro chato. Eu também
acho. Você ainda vai a teatro?
LEILA. Eu vou muito pouco. Geralmente eu durmo. Eu
fui assistir a “Oh Que Delícia de Guerra” com a Marieta e ela me cutucava o
tempo inteiro porque eu dormia e as pessoas faziam um (*) barulho em cena, não
é? Eu dormia alucinantemente. Quando eu estou representando em teatro, tenho
vontade de parar e fazer careta pra platéia e dizer: o que é que vocês estão aí
me olhando, o que é isso?
JAGUAR. Mas você não está entusiasmada com esse
“show”que você vai fazer no Poeira?
LEILA. Eu estava dizendo que sou uma pessoa sem
sentido porque meu sentido é esse: eu gosto de me divertir, pô. Esse “show”,
“Tem Banana na Banda”, vai ser divertídérrimo, Eu, Maria Gladys e Aninha – pode
ter uma coisa mais engraçada? Millor, Maciel, uma patota que a gente adora,
escrevendo. Eu vou me vestir de baiana, eu vou morrer de me divertir e isso vai
me dar alguma coisa como atriz também.
JAGUAR. Vai ter ’strip-tease’?
LEILA. Não sei. Se tiver eu também faço, pô. Vai
ser uma zona total. É como o negócio de fazer o filme em Parati. A gente foi
fazer esse filme em Parati. A gente foi fazer esse filme em Parati e eu nem sei
o quanto eu vou ganhar. Ainda nem fez o contrato. O filme já acabou e nós vamos
dublar agora. Mas a gente estava em Parati. Era Nélson dirigindo. Arduíno,
Bigode, Aninha, Isabel, cachaça, peixe, aquela zona; andar descalça, não
pentear o cabelo, fazer cena do jeito que a gente resolve… Meu papel não
existia, não é? Nélson inventou; ele inventa sempre um papel pra mim. Ele diz
que agora eu vou estar sempre nos filmes dele porque ele gosta muito do meu
estouro.
TARSO. Você gosta de mulher?
LEILA. Gostei de mim , quando fui tomar banho pelada
da noite e tem aquela água que fica brilhando com a lua. Você quer morrer: fica
com aquelas gotinhas prateadas no corpo; divina e maravilhosa. Parati é
alucinante. Ainda mais com aquela patota.
TARSO. Você já foi, com “Todas as Mulheres…”, a
atriz mais popular do cinema. E talvez ainda seja, hoje. Num país civilizado,
você seria muito bem paga. E aqui. Você vive bem hoje?
LEILA. Realmente, aqui é fogo. A gente está num
país tropical, azar o nosso. Esse negócio de atriz fazer sucesso não adianta.
Eu sou muito (*). Eu não sei pedir, não sei ganhar dinheiro. Não nasci pra
isso. Tem gente que nasce e sabe. Não sei fazer um contrato. Por exemplo: eu
agora queria vir pro Rio. Nem sei quanto vou ganhar. O cara vai vir me oferecer
menos que eu ganhava em São Paulo? (*): não sou bem paga, muito por minha
culpa. Claro, é culpa da estrutura, etc. Mas minha também . Ioná, Regina
Duarte, etc, ganham dinheiro. Eu não.
JAGUAR. Um agente não resolve esse problema, não?
LEILA. Deve resolver. Mas a gente enche
TARSO. Quanto você está ganhando por mês em média?
LEILA. Juntando televisão cinema e tudo, eu ganho
uns dez milhões. Quando recebo.
TARSO. A televisão não paga em dia, não é?
LEILA. Antigamente, pagavam sempre. De uns três
meses pra cá, eu ando muito (*) porque a Excelsior se (*) e eu junto. Nós
fizemos mil reuniões em sindicatos, íamos fazer uma greve e tudo. Mas
desistimos porque se fizéssemos, a Televisão fecharia. Eu acho muito muito
chato porque televisão era o único meio da gente ganhar dinheiro. Em cinema é
difícil porque quando a gente vai fazer cinema com gente que a gente gosta, são
geralmente pessoas (*), Nélson, Domingos, etc. A gente sabe que essa patota não
tem dinheiro. Por que é que eu vou cobrar? Não vou, claro. Quando eu faço um
filme de alguém que tenha dinheiro eu cobro mais. Televisão que era nosso único
meio agora está entrando pelo cano: tem muito poucas, a Globo, talvez a Tupi e
um pouco a Record. Então, está (*). Pra entrar lá, você tem de (*) pra todo
mundo. Ou então você tem de ser muito inteligente de arranjar um jeito, sei lá.
Você vê atores geniais trabalhando por uma (*). Mas não ganho maravilhosamente
bem quanto poderia.
LEILA. O mercado de trabalho é muito pequeno. Se
você vai na TV Globo, eles dizem isso pra você: tem vinte atores pra fazer teu
papel. Se você não aceitar fazer por X (*_se) porque tem sempre um que está
morrendo de fome e vai aceitar. E aí tem de falar do Brasil, não é? E daí (*),
não pode, não é?
TARSO.Quer dizer que o pessoal da televisão tem
exigências não profissionais? Ficam querendo faturar as moças, é isso?
LEILA.Não está mais tanto assim, não. Já esteve
muito. A mim, nunca quiseram, porque eu mando logo tomar no (*). Quando eu
quero eu vou com o cara. Comigo, não tem esse negócio de ninguém querer, não.
Quer dizer: pra mim, não tem. Talvez tenha para as mocinhas que estão
começando, eu não sei, não. Tem é muita zona em volta que não é negócio do (*),
que talvez fosse até mais fácil, você chegava lá e pronto, afinal (*), não é
tão ruim mesmo. O que tem é toda uma paparicação que é desagradável, entende?
Você tem de jantar com fulano, conviver com sicrano, bater papo, tomar
uisquinho, nhem, nhem e tal. Isso existe muito mais do que dar. Está até fora de
moda esse negócio de (*).
SÉRGIO. Você é uma mulher extraordinariamente
bonita e faz papéis “sexy” no cinema. Em conseqüência, você recebe muitas
cantadas aí pelas ruas, nos bares da vida, praias, etc?
LEILA. Recebo muitas. Aliás acho uma (*) fazer
papel “sexy”. O negócio não tem nada a ver com fazer bonequinha, carinha, etc.
O negócio é outro: um negócio de pele, olho, um negócio que eu não sei bem o
que é, não. Mas recebo cantada sim. É muito engraçado. Às vezes, enche. Em São
Paulo, você recebe muito mais. Se eu quisesse (*), eu estava rica. Em São
Paulo, o que liga pro hotel é industrial, fazendeiro, etc. pra dizer:
companheiro, o caso não é esse, não é bem assim, etc. Eu fico danada. Um dia
disse para um cara: meu amigo, se você por acaso me encontrasse, fosse ao
cinema, fosse jantar, etc. eu até podia dar pra você, mas assim não. O cara
naquelas de vamos e tal, aí já fica chato paca, não é? O cara querendo pagar
fica uma (*), deve ser um (*) de cama.
TARSO. E chamado fã? Incomoda muito?
LEILA. Não. Acho que ator que diz isso está
mentindo. A gente acha muito bacana ser reconhecida na rua, que digam: olha,
assisti ao seu filme, vejo a sua novela. Só tem um lugar que me incomoda: é na
praia. Eu gosto de ficar na praia a vontade, quero ficar muito livre, deitadinha,
tomando sol, caio n’água , cai biquíni e tal, e ai é muito chato quando vem
aquele fãzinho esperando uma imagem sua e vê aquela zona toda. Mas fora disso,
me entendo muito bem com os fãs, não tem problema, não. Mas eu tenho muito fã
criança e eu sou vidrada em criança.
JAGUAR. E cartas de amor, propostas de casamento,
etc?
LEILA.Tem algumas alucinantes. Tem um rapaz que me
escreveu dizendo que ia se suicidar se eu não respondesse.
SÉRGIO. Você respondeu?
LEILA. Respondo, claro. Ele é filho de um general.
Eu li: ele dizia que era filho do general fulano de tal, estudava pra detetive.
Aí eu falei: malandro, se eu não respondo, o cara se mata e eu pego a carga,
sei lá. Respondi dizendo que ele era um bobo que não tinha nada de fazer
aquilo, estava ficando louco, ele que assistisse as minhas novelas (*) (*) que
quisesse, eu não tinha nada a ver com isso.
SÉRGIO. Mas o fãs não lhe cantam?
LEILA. Fazem um certo charme. Dizem que veem meus
filmes, leem minhas entrevistas. E como todas as minhas entrevistas dizem
“Leila, a mulher livre”, “Leila, a mulher que faz o amor”, “Leila que é
independente”, etc. Todo mundo fica achando que eu sou aquela (*) da zona, não
é? E realmente os moçoilos ficam um pouco interessados. Mas aí eu dou aquela de
: não ;e nada disso rapaz, que é isso, estamos aí mas não é bem. Eu tiro de
letra. Eu me entendo com todo mundo, com toda a patota. Só que, evidentemente,
você escolhe para conviver com as pessoas que você tem diálogo.
TARSO. Houve algum caso de fã que tivesse se aproximado
e que a coisa tenha colado?
LEILA. Deixa eu lembrar.
JAGUAR. Não vale nenhum dos presentes
LEILA. Por incrível que pareça, com os presentes
nunca tive o prazer. Mas estamos aí. Agora, com fã, acho que nunca aconteceu
não. Ou, se aconteceu, foi tão (*) que eu nem lembro. Geralmente, eles tão
noutra, tão atrás da sua imagem e você não vai entrar numa dessas. Imagem é
fogo, chega lá e não é nada daquilo, não é? Não vou nessa.
JAGUAR. Um aviso aos navegantes: quem escolhe é
você, não é?
LEILA. Sei lá. Acho que a gente escolhe. Acho que sou eu que (*), sim. Acho que sou um ponto fixo dentro de mim e um circulo ao redor. Esse ponto fixo é muito sério e as pessoas não manjam muito. Tem um negócio dentro de mim que é muito importante: a minha força, a minha verdade, a minha autopreservação…
LEILA. Sei lá. Acho que a gente escolhe. Acho que sou eu que (*), sim. Acho que sou um ponto fixo dentro de mim e um circulo ao redor. Esse ponto fixo é muito sério e as pessoas não manjam muito. Tem um negócio dentro de mim que é muito importante: a minha força, a minha verdade, a minha autopreservação…
PAULO GARCEZ. Qual foi o homem que já atingiu esse
ponto fixo?
LEILA. Muitos. Felizmente, eu já amei muitos e espero amar mais ainda.
LEILA. Muitos. Felizmente, eu já amei muitos e espero amar mais ainda.
SÉRGIO. Uma pergunta meio piegas: você foi
professorinha e…
LEILA. Professorinha uma (*). Fui professora.
LEILA. Professorinha uma (*). Fui professora.
SÉRGIO. Está bem. Você tem saudade daquele tempo?
Gostaria de apagar tudo e voltar a ser professora?
LEILA. Não gostaria de apagar nada da minha vida.
SÉRGIO. Criança é chata então?
LEILA. Nada chato, não. Eu amo crianças. Há muito folclore
ao redor disso, mas eu gosto muito de crianças. Mas eu gostei de ser atriz e
seria muito difícil voltar a ser professora. Eu deixei de ser professora por
covardia, porque eu tinha que brigar muito com os pais, e com os diretores do
colégio. Porque eu n!ao estava em Summerchilll, não, mas em minha sala, cada um
fazia o que queria. Eu me lembro, que, em uma ocasião ao, teve um aluno eu – eu
ensinava no maternal, ensinei maternal, jardim de infância e primeiro ano -,
bem esse aluno chegou pra mim e… Bem, eu tenho uma relação com crianças muito
boa, consigo chegar e dialogar com elas. Na minha sala eu aboli a mesa da
professora, não existia, minha mesa era igual ã deles, minhas coisas eram
guardadas como as deles, eu mexia nas coisas deles, tanto quanto eles mexiam
nas minhas, não tinha problema. Agente trocava lanche, eu levava Coca-Cola e
eles gostavam mais do que de leite e a gente trocava, eu fazia a maior zona. As
mães, porém, não gostavam. Bem aquele aluno meu estava cheio comigo, não sei
por que, virou pra mim e disse: sua (*)! Foi aquele silêncio, todo mundo ficou
me olhando para ver o que que a professora ia responder. Eu fiquei com vontade
de rir e ri. Aí eu disse: (*) é você, está ouvindo seu cocô. Foi aquela zona:
porque, falando com criança eu adapto meus palavrões pros deles. Palavrão de
criança é (*) cocô, xixi, titica, etc. Então foi uma semana na sala que eu só
falava de (*): sua (*) pra cá, seu (*) pra lá, (*) sem parar, cocô pra lá, xixi
pra cá… A diretora entrava na sala e ficava horrorizada. Mas depois de uma
semana, todo mundo deixou de falar (*) porque a (*) deixou de ser excepcional,
ficou inteiramente desmoralizada. O que, aliás, é uma pena. Mas eu adoro
crianças. Gostaria de ter uns vinte filhos pra fazer minha escolinha em casa.
TARSO. A censura resolveu, agora, implicar com as
novelas. Mas há coisa muito pior na televisão: o calhorda do Raul Longras, o
imbecil do J. Silvestre, o cachorro do Silvio Santos, o Flávio Cavalcanti, que
é um mau-caráter, patife. E eles não proíbem nada disso. Por que só as novelas?
LEILA. É tudo muito burro, aqui. Quando você explora a miséria verdadeira, ninguém acha nada demais, como o Raul Longras, esses caras todos. Negócio bonitinho de censurar é novela, quando tem uma cena de amor, uma moça que foge de casa, como uma que fiz agora, em que eu fugia de casa, , porque queria viver com o Zózimo Bobul, e a novela foi censurada. Tem mil babados assim, acho a maior cretinice. Não consigo explicar, Não consigo entender qual é a deles. Censuram filmes e não censuram programas em que as pessoas, pra casar, são vendidas como alface, ou são esculhambadas como se fosse cocô, como acontece no programas do Flavio Cavalcanti. Aí, digo que é burrice minha porque não quero achar que as pessoas sejam tão (*) assim.
LEILA. É tudo muito burro, aqui. Quando você explora a miséria verdadeira, ninguém acha nada demais, como o Raul Longras, esses caras todos. Negócio bonitinho de censurar é novela, quando tem uma cena de amor, uma moça que foge de casa, como uma que fiz agora, em que eu fugia de casa, , porque queria viver com o Zózimo Bobul, e a novela foi censurada. Tem mil babados assim, acho a maior cretinice. Não consigo explicar, Não consigo entender qual é a deles. Censuram filmes e não censuram programas em que as pessoas, pra casar, são vendidas como alface, ou são esculhambadas como se fosse cocô, como acontece no programas do Flavio Cavalcanti. Aí, digo que é burrice minha porque não quero achar que as pessoas sejam tão (*) assim.
LEILA. Pô, Tarso: de jeito nenhum, Foi o que
perguntei aos censores: que tipo de preparo tem uma pessoas que vai julgar e
censurar uma obra de arte? Eu não teria coragem de ser censor. Se eu fosse
julgar uma obra de arte, eu teria de ser uma pessoa inteligentérrima,
cultérrima, muito humana e muito por dentro das coisas. Censura é ridículo, não
tem sentido nenhum. Do jeito que é feita, inclusive não tem nenhuma noção de
justiça, cultura, nem nada. Foi julgada e censurada uma peça de Sófocles, lá no
Teatro do Rio, não foi? É um absurdo. Procuraram até o Sófocles. Aí é fogo.
Acaba com qualquer papo.
SÉRGIO. Na sua novela, a personagem foge com Zózimo Bobul. Na Europa, isso é moda há muito tempo. Eu pergunto: há alguma diferença sexual do negro pro branco?
SÉRGIO. Na sua novela, a personagem foge com Zózimo Bobul. Na Europa, isso é moda há muito tempo. Eu pergunto: há alguma diferença sexual do negro pro branco?
LEILA. Eu só tive um homem negro E não vou comparar meu homens porque é
sacanagem. Dizem que os negros têm mais potencialidade e etc. Eu acho que é a
mesma coisa. Depende do cara. Nesse negócio não tem nada a ver. Tem uns que são
bons de cama, chega lá e não combina. Esse negócio depende muito. O negócio é
aquela ligação, está na pele.
JAGUAR. O Anselmo Duarte disse que…
JAGUAR. O Anselmo Duarte disse que…
LEILA. Ah, deixa eu falar do Anselmo porque ele
disse um negócio muito lindo pra mim. Fiquei até com pena de não ter tido nada
com ele em Congonhas. Ele disse que eu me dedicava muito aos homens. Ele é
muito bacana e deve gostar muito de mim para dizer um negócio desses. Eu não
sabia que ele gostava tanto de mim.
TARSO. Você não tiveram nem um casinho, não?
LEILA. Não , nada disso. Morremos de rir, nos
divertimos muito, mas não tivemos nada. É difícil a gente se divertir sem ter
nada, mas a gente consegue. E nós estávamos em Congonhas do Campo, hein. Mas eu
estava namorando o Toquinho que ia me visitar de vez em quando, então eu tinha um
treco certo, não é? E tinhas os “profetas” lá, qualquer coisa quebrava o galho.
Saí de lá que não agüentava mais olhar pro Daniel.
JAGUAR. É bacana, não é?
LEILA. É bacana porque você não passou dois meses
lá malandro. Eu abria a janela e dava de cara com os doze profetas. Eu (*) pra
arte, ele estava gozando paca. Ele tem lojinha de pedra-sabão e sonhei a noite
toda com corrente, coruja, profeta de pedra-sabão, tudo de pedra-sabão. Eu não
agüento mais ver. Mas o Anselmo foi muito bacaninha: acontece que eu seria a
maior mulher do mundo se eu me dedicasse aos homens, eu? Eu ainda não consegui
isso, não; estou lutando pra isso. Talvez aos trinta anos assim…
JAGUAR. O PASQUIM vai aderir à sua luta. SÉRGIO. O que você achou da entrevista que ele deu à gente?
LEILA. O Anselmo é uma pessoa terrível. Tem uma
inteligência meio primitiva. Mas é muito inteligente. E é muito gozador também.
Quem manda o Anselm, sabe naquelas respostas, ele estava gozando paca. Ele tem
histórias incríveis pra contar porque ele é muito agressivo. Tem, por exemplo,
a história da namorada que ele tirou a dentadura. É um troço alucinante. Agora,
é uma pessoa maravilhosa como todo o cafajeste. Todo cara que é cafajeste, no
fundo é um bobo. Ele é terrivelmente (*), humano, bom paca, só faltava me pegar
no colo, como Jece Valadão e todos os cafajestes que já conheci em minha vida.
São uns anjos de pessoas.
TARSO. Você acha o Jece Valadão suportável?
LEILA. Eu adoro o Jece. Primeiro porque foi um cara
que me pagou em dia. Fiz “Mineirinho, Vivo ou Morto” com ele. Ele chora paca,
regateia paca. Mas se combinou aquilo contigo, ele te paga em dia, tranqüilo,
te busca em casa, te leva em casa, etc. Ele é muito porreta pra trabalhar, um
amor de pessoa. Ele está lá na dele: quer ganhar dinheiro, faz o cinema que ele
sabe que vende. Não vejo os filmes dele, não, mas adoro ele.
SÉRGIO. Qual a sua opinião sobre o INC?
LEILA. É (*) você falar de um negócio que você está
por fora. Eu não gosto. O Domingos está muito mais por dentro. Ah que vontade de
ter um namoradinho nessas horas: ajuda, não é? O negócio é que você luta ou
trabalha. Como não tem ninguém pagando pra você lutar, você tem que trabalhar.
Fazer as duas coisas ao mesmo tempo, não dá. Se você só luta, você vira
marginal. Eu resolvi ganhar meu dinheirinho, ter meu apartamento, ter o homem
que eu quiser, pagar minhas coisas, eu trabalho. E gosto. Do que eu se, o INC é
muito sacana. Eu vi muita gente tomar atitude bacana, muita luta no Cinema
Novo, que o INC não apoiou. O INC tem preconceito contra o Cinema Novo. A gente
faz é cinema. E o INC não faz nada pelo cinema brasileiro que é a função dele.
Só faz um festival (*) que eu acho uma (*).
TARSO. O INC é dirigido pelo Harry Stone: só beneficia o cinema estrangeiro.
LEILA. A gente está lutando por essa lei pra aumentar as semanas de filme nacional e os caras (*) e andam, nem querem saber. Só isso já da pra eu saber que os caras estão interessados em que nosso cinema se desenvolva. Ele só estão a fim de que sejam vendidos, vistos e gostados os filmes estrangeiro. Logo eles são uns filhos da (*).
LEILA. A gente está lutando por essa lei pra aumentar as semanas de filme nacional e os caras (*) e andam, nem querem saber. Só isso já da pra eu saber que os caras estão interessados em que nosso cinema se desenvolva. Ele só estão a fim de que sejam vendidos, vistos e gostados os filmes estrangeiro. Logo eles são uns filhos da (*).
SÉRGIO. E o que você acha dos críticos de cinema? O INC é dirigido por
críticos: Moniz Vianna, Salvyano, etc.
Leila. Eu não leio críticas. Eles vão ficar (*)
comigo, mas não leio. Eu quase não leio jornal. Leio O PASQUIM.
SÉRGIO. Nem as cotações JB?
LEILA.Não leio nada. Eu leio O PASQUIM porque é divertido, inteligente e são
vocês que fazem que são meus amigos e contam coisas que me interessam. O resto,
nem quero saber. Quanto às críticas dos filmes, palavras de honra, não é
rancor, mas não gosto. Inclusive, parece que os críticos sempre livram a minha
cara. Eu faço o maior filme (*) e dizem que eles livram a minha cara. Muito
obrigada. Eu sou boa mesmo, não é? O crítico que for meu amigo vem bater papo
comigo. O que me interessa é o que eu acho, o que o Domingos vai achar, o que o
Nélson, o que vocês, os meus amigos vão achar. E o público, porque vai ver. O
resto (*). Acho o crítico (*) porque é pessoal e só admito você ser pessoal pra
amar. Qualquer coisa que o Jaguar faça, por exemplo, pode ser a maior (*) mas
vou achar bom sempre. Porque eu gosto dele.
O PALAVRÃO VIROU VERDADE EM MIM,
E QUANDO AS COISAS SÃO VERDADE
TODO MUNDO ACEITA
JAGUAR. Obrigado. Você quer falar da sua carreira de atriz?
LEILA. A gente é atriz porque cisma que é atriz.
Vai entrando na coisa, vai entrando e via atriz. Agora: quando chega na hora de
fazer o papel, você olha e diz: opa, não sei fazer isso, não. Mas está lá na
carteira, eu sou atriz, decidi isso e agora tenho de fazer.O único treco de ser
ator pra mim é isso. Eu não tenho escola porque não existe escola aqui e eu não
gosto de escola, eu gosto é de trabalhar, me divertir e conviver com as pessoas
que eu amo. O negócio bacana é que cada papel que você pega, você olha e diz: e
agora, não sei fazer isso. Mas, malandro, você não está aí ganhando pra fazer
isso? Acontece isso em novela, por isso eu digo que novela também é bom. Nessa
novela, eu tinha de me vestir de homenzinho, a menina se fantasia de homem pra
seguir o cara que ela gosta. É um negócio que eu nunca fiz. Pode ser ruim,
novela, etc. Mas é meu.
SÉRGIO. A Raquel Welch está fazendo um filme com um papel assim.
LEILA.
Espero que ela se saia bem. Eu consegui. A gente sempre tem de se livrar de
muita inibição que tem dentro da gente. Apesar de eu já estar muito desinibida,
o ator sempre tem suas inibições. Aí, o ator pode empostar um tipo e ir em
frente. Mas, para mim, o importante é me livrar das coisas, como se tirasse o
(*) cada vez. Eu falei pro Gracindo nessa novela, ih, estou com medo. Ele me disse:
Por quê? Você vai tirar isso de letra. A primeira cena foi difícil, mas a
segunda já foi melhor. Aí, você vai em frente. É bom paca. Não tanto quanto
(*), é claro, mas é quase igual.
JAGUAR. Quando eu conheci você, Leila, você não
dizia palavrão.
LEILA. Sempre disse palavrão, Jaguar, você está enganado. Dizia menos. Com o tempo, fui ficando desinibida e mais segura
LEILA. Sempre disse palavrão, Jaguar, você está enganado. Dizia menos. Com o tempo, fui ficando desinibida e mais segura
JAGUAR. Foi seu psicanalista que mandou você dizer palavrão?
LEILA. Não. Faz muito tempo que eu não faço
análise. Eu me desinibi dançando, dançava paca, você sabe disso; no mar, na
praia, etc, tinha atitudes físicas pra me desinibir, eu (*), nadava dançava.
Fiquei mais segura e me expresso, agora, como eu tenho mais vontade. Eu acho o
palavrão gostoso e é uma coisa normal pra mim. Quando ouvi um pedaço dessa
gravação fiquei até um pouco chocada mas quando eu falo eu não sinto que estou
dizendo palavrão. É gozado: meu pai, por exemplo, não fala palavrão. Lá em casa
não se dizia nem cocô: a gente falava fezes. Tinha que ser tudo naquela base, que
são palavras muitas mais feias do que palavrões. Mas o palavrão virou verdade
em mim e quando as coisas são verdade as pessoas aceitam. Então meu pai aceita,
embora ele não fale nem cocô. Morre de rir, bate-papo comigo e tal. De vez em
quando ele diz: não dá pra você falar de outro jeito? Aí eu digo: ah (*) pra
isso.
JAGUAR. São boas suas relações com seus pais?
LEILA. Maravilhosas.
LEILA. Maravilhosas.
LUIZ CARLOS MACIEL. Mas foi a psicanálise que desinibiu ou não?
LEILA. Não. Como eu disse eu me desinibi
fisicamente. Mas a psicanálise talvez tenha me dado mais segurança. Eu fiz
análise uns três anos, mas há tempos atrás. Eu tinha dezesseis anos. Foi uma
época genial : porque na adolescência, você ainda está muito em confusão. Eu
não ficava lá fazendo tipo: ia lá, chorava, berrava, falava palavrão e tudo.
Sérgio. Você deixou de ser virgem quando?
LEILA. De quinze pra dezesseis anos. Agora, eu não
gosto muito de falar de minha psicanálise. Quando eu vou no ginecologista eu
não vou dizer no jornal. Se vou ao analista, cuidar da cuca, por que eu vou ter
que dizer? Se eu precisar cuidar de uma coisa, vou ao ginecologista, se
precisar cuidar da outra, vou ao analista. Espero que eles estejam sempre lá e
eu tinha dinheiro pra pagar. Embora eu ache que até análise devia ser de graça
e paga pelo governo. Pra mim adiantou muito. Quando eu fui ao psicanalista, eu
estava realmente batendo com a cabeça no poste. Na época eu ganhava cinqüenta
conto e pagava três de análise. Depois, me aconteceu um negócio bacana. Eu já
tinha parado de fazer análise e começado a trabalhar como atriz quando recebi
um cartão do meu psicanalista. Foi um ano e meio depois que eu tinha deixado. O
cartão dizia: “Leila, assisti ao teu filme. Continuo, como sempre, a acreditar
cm você como gente, agora como artista?”
SÉRGIO. Você deu pro seu analista?
LEILA. Não. Ele era aquele kleiniano, freudiano,
sei lá, que ficava sentado lá, te esculhambando paca.
TARSO. Mas você não se apaixonou pelo seu
psicanalista?
LEILA. Não. Você sabe que não? Acho que esse negócio é folclore. Foi um troço muito bacana. Acho que a análise me fez muito bem, da mesma maneira que o ginecologista me fez bem quando eu precisei. Voltarei sempre que precisar. Acho que cada um deve fazer o que lhe faz bem. Se você fumar maconha e achar que isso lhe cura, ótimo. O importante é amar as pessoas e sentir uma certa felicidade, apesar da zona ao teu redor.
LEILA. Não. Você sabe que não? Acho que esse negócio é folclore. Foi um troço muito bacana. Acho que a análise me fez muito bem, da mesma maneira que o ginecologista me fez bem quando eu precisei. Voltarei sempre que precisar. Acho que cada um deve fazer o que lhe faz bem. Se você fumar maconha e achar que isso lhe cura, ótimo. O importante é amar as pessoas e sentir uma certa felicidade, apesar da zona ao teu redor.
MACIEL. Você disse que deixou de ser virgem aos quinze pros dezesseis.
Você acha que foi muito cedo ou muito tarde?
LEILA. Acho que foi na hora.
LEILA. Acho que foi na hora.
MACIEL. Como professora, isso é um conselho para as novas gerações?
LEILA. Pras novas e pras velhas,
LEILA. Pras novas e pras velhas,
SÉRGIO. Isso é um conselho seu e do Summerhill.
LEILA. Eu era muito summerhiliana, antes mesmo de
conhecer o livro. Depois, fiz até umas críticas. Mas esse negócio de idade é
bobagem. Você deixa de ser virgem quando está com vontade. Eu estava. Não
deixei antes, porque meu namoradinho não quis. Ficou com medo.
Tarso. Quem era ele?
LEILA. O Luis Eduardo. Eu encho ele, hoje, por
causa disso.
TARSO. Foi ele, então?
LEILA. Não. Mas depois nós fomos à formatura. Na época, ele tinha treze anos e eu tinha quatorze.
LEILA. Não. Mas depois nós fomos à formatura. Na época, ele tinha treze anos e eu tinha quatorze.
GARCEZ. O homem, então é muito mais cauteloso que a mulher?
LEILA. É sim. Eu lembro que a gente namorava na
praia- e eu estava vidrada nele. Mas ele tinha medo.
SÉRGIO. Quem foi o primeiro homem então?
LEILA.Não vou dizer, não. Ele é casado e pode dar problema. Não vou me meter na vida dos outros, não é?
LEILA.Não vou dizer, não. Ele é casado e pode dar problema. Não vou me meter na vida dos outros, não é?
SÉRGIO. Ele ficou sendo um homem importante na sua vida?
LEILA. Não. Foi só o primeiro. Ele mesmo me disse isso.
LEILA. Não. Foi só o primeiro. Ele mesmo me disse isso.
JAGUAR. Foi apenas um fato histórico.
LEILA. É. Eu sempre encontro com ele e nós
brincamos muito sobre o fato. Olha, vocês não vão publicar essas coisas, não é?
TATO TABORDA. E tua desinibição, não inibiu ninguém
até agora?
LEILA. Já inibiu muita gente. Mas só na primeira vez, não tem problema. Aconteceu mais isso depois que eu fiquei famosa. Vou com Leila Diniz – o cara pensa. Que é que tem? Leila Diniz não faz nada demais, só o que todo mundo faz. Mas isso é raro: eu tenho um relacionamento muito bom com as pessoas. A turma não tem reclamado.
LEILA. Já inibiu muita gente. Mas só na primeira vez, não tem problema. Aconteceu mais isso depois que eu fiquei famosa. Vou com Leila Diniz – o cara pensa. Que é que tem? Leila Diniz não faz nada demais, só o que todo mundo faz. Mas isso é raro: eu tenho um relacionamento muito bom com as pessoas. A turma não tem reclamado.
JAGUAR. Você acredita em amor, que um homem e uma
mulher devem se amar pra ir pra cama, esse papo?
LEILA. Não. Inclusive, isso é um problema pra mim.
LEILA. Não. Inclusive, isso é um problema pra mim.
JAGUAR. Mas você já sentiu amor por um homem, pelo
Domingos, ao menos.
LEILA. Não só pelo Domingos. O Domingo é o único conhecido e publicável. E eu espero amar ainda muitos homens na minha vida. Vou amar sempre.
LEILA. Não só pelo Domingos. O Domingo é o único conhecido e publicável. E eu espero amar ainda muitos homens na minha vida. Vou amar sempre.
JAGUAR. Mas amar e ir pra cama não é a mesma coisa,
LEILA. Não. Eu acho bacana ir pra cama. Eu gosto muito, desde que dê aquela coisa de olho e pele, que eu já falei. Agora, sobre o amor, eu não acredito nesse amor possessivo, acho chato. Você pode amar muito uma pessoa e ir para cama com outra. Isso já aconteceu comigo.
LEILA. Não. Eu acho bacana ir pra cama. Eu gosto muito, desde que dê aquela coisa de olho e pele, que eu já falei. Agora, sobre o amor, eu não acredito nesse amor possessivo, acho chato. Você pode amar muito uma pessoa e ir para cama com outra. Isso já aconteceu comigo.
SÉRGIO. Você é contra a fidelidade?
LEILA.
Não. Quando o negócio está bacana, geralmente eu sou fiel. Quando eu estou com
uma pessoa, eu fico muito ocupada com ela. E eu sou muito de me ocupar. Agora,
a idéia do amor é geralmente tão possessiva que me irrita muito. Detesto aquele
negócio do saber hora, o que fez, etc.
JAGUAR. E você já está imunizada contra isso?
LEILA. Qual nada! Quebro a cara toda hora. Mas eu só me arrependo das coisas que eu não fiz. Das coisas que fiz, não me arrependo de nada. Só me arrependo do que deixei de fazer por preconceito, problema e neurose. Já amei gente, já corneei essa gente e elas entenderam e não teve problema nenhum. Somos todos uma grande família.
LEILA. Qual nada! Quebro a cara toda hora. Mas eu só me arrependo das coisas que eu não fiz. Das coisas que fiz, não me arrependo de nada. Só me arrependo do que deixei de fazer por preconceito, problema e neurose. Já amei gente, já corneei essa gente e elas entenderam e não teve problema nenhum. Somos todos uma grande família.
JAGUAR. Você disse há pouco que , às vezes, é bom
ter um maridinho do lado.
LEILA. Eu não sou uma pessoa vinda de Marte. Eu nasci em 1945 e fui criada por uma família burguesa, razoavelmente bacana, mas eu tenho todos esses problemas dentro de mim. Evidentemente, eu também procuro um pai, um pouco. Tanto eu quero isso, que eu sou sozinha. Mas, pra mim, são mais importantes as coisas que eu acredito. Por isso, eu abro mão dessa proteção pra continuar no meu caminho. Mas, às vezes, dentro da sociedade que a gente vive, é bacaninha você ter um homem do teu lado, nem um homem- viu?- um companheiro, um treco bacana. Alguém que diga: está pegando fogo? Então vamos apagar juntos. O maridinho que eu quis dizer é isso.
LEILA. Eu não sou uma pessoa vinda de Marte. Eu nasci em 1945 e fui criada por uma família burguesa, razoavelmente bacana, mas eu tenho todos esses problemas dentro de mim. Evidentemente, eu também procuro um pai, um pouco. Tanto eu quero isso, que eu sou sozinha. Mas, pra mim, são mais importantes as coisas que eu acredito. Por isso, eu abro mão dessa proteção pra continuar no meu caminho. Mas, às vezes, dentro da sociedade que a gente vive, é bacaninha você ter um homem do teu lado, nem um homem- viu?- um companheiro, um treco bacana. Alguém que diga: está pegando fogo? Então vamos apagar juntos. O maridinho que eu quis dizer é isso.
TARSO.
Mas acontece que o indivíduo é fatalmente afetado por uma união. Você acha que
é possível superar isso?
LEILA. Se eu tivesse conseguido isso, eu estaria casada. Se não estou casada, é porque não consegui isso. Eu acho que a gente tem de respeitar ao máximo o cara que a gente ama. Mas acontece que eu não estou inteiramente livre ainda: como eu disse, eu nasci em 45, fui criada burguesamente. Então, tenho mil problemas burgueses também. E o cara sempre tem também. Por isso que a gente está aí nessa briga. No fundo, eu sou uma mulher meiga, adoro amar, não quero brigar nunca, e queria mesmo é fazer amor sem parar. Eu adoraria isso. Mas enquanto eu não posso, não vou me acomodar a uma série de pessoas que pra mim não significam nada.
LEILA. Se eu tivesse conseguido isso, eu estaria casada. Se não estou casada, é porque não consegui isso. Eu acho que a gente tem de respeitar ao máximo o cara que a gente ama. Mas acontece que eu não estou inteiramente livre ainda: como eu disse, eu nasci em 45, fui criada burguesamente. Então, tenho mil problemas burgueses também. E o cara sempre tem também. Por isso que a gente está aí nessa briga. No fundo, eu sou uma mulher meiga, adoro amar, não quero brigar nunca, e queria mesmo é fazer amor sem parar. Eu adoraria isso. Mas enquanto eu não posso, não vou me acomodar a uma série de pessoas que pra mim não significam nada.
MACIEL. Para uma pessoa manter uma vida sexual
saudável, equilibrada, etc. deve dar quantas por semana?
LEILA.
Ora, Maciel vai (*). Isso não tem medida. O cara pode dar uma e você passar até
um ano. Acho difícil. Mas pode. Agora, acho bacana se pudesse ser todas as
noites. Mas tudo depende de você estar ligada na do cara.
SÉRGIO. Já houve com você um caso como o do Anselmo, de 8 ou 12?
LEILA. Já
SÉRGIO. Já houve com você um caso como o do Anselmo, de 8 ou 12?
LEILA. Já
GARCEZ.
Você acha que o dito aumento do lesbianismo é devido a falta de virilidade do
homem atual?
LEILA. Não. De jeito nenhum. Esse negócio de
lesbianismo é uma coisa de carência afetiva. Todo mundo quer ser amado. Como
homem e mulher foram criados com muitos problemas, o que eles devem fazer seria
feio ou pecado, etc…, duas mulheres acabam querendo se apoiar uma na outra. Eu
acho o lesbianismo triste por causa disso.
Fonte: http://www.semcortes.com/
Fonte: http://www.semcortes.com/
Publicada no alagoinha.ipaumirim em 10.11.2011
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