PARABÉNS, ZENIRA


 
ZENIRA GONÇALVES GOMES
Zê, você vive inventando moda. De renovação à Festa de Filhos e Amigos de Ipaumirim. Arco pra todo lado. Via sacra e tudo que se pode imaginar, mas a sua grande obra é mesmo cuidar das pessoas. Nós agradecemos por ter você. Parabéns por todos os dias, pela sua coragem, pela sua alegria, pela sua capacidade de reinventar a vida, conservar a alegria e seguir em frente. Se você não existisse, precisava ser inventada.
(MLUIZA)

DE ILCA HENRIQUE/ BELÉM - PA

"Zenira, lembro-me com saudade do meu tempo de menina, tempo este em que passei junto de ti em sala de aula. E depois já adulta continuei em tua companhia no Grupo Escolar Dom Francisco de Assis Pires. Apesar da distancia que nos separa e do tempo quepassou, jamais esquecí de teus ensinamentos, por isso nesta data importante quero te desejar um feliz aniversário e te agradecer pela tua amizade. Beijos da amiga, afilhada e comadre."  

DE JOÃO BOSCO MACEDO/FORTALEZA-CE

A homenagem hoje é para a professora Zenira. Ensinar é missão de líderes e de deuses. Jesus só fez ensinar. Padre Anchieta, Padre Antônio Vieira, Madre Thereza de Calcutá e Dom Bosco, todos ensinaram. Todos eram um pouco deuses. E minha primeira professora também era um pouco deusa e mãe. Assim como Dom Bosco, Zê dedicou sua vida à formação dos jovens. Tenho grata recordação daquela normalista linda que me iniciou na vida escolar, ainda em escola improvisada na casa da Rua Coronel Gustavo Lima, ao lado da Igreja, e próxima a casa do Senhor Luiz Nóbrega. O magistério é uma segunda maternidade, e Zê foi um exemplo de mãe para centenas de filhos por ela não gerados. Os pais têm dificuldades em educar seus filhos, mais difícil ainda é educar os filhos que não são seus.
Hoje, lhe parabenizo não só pelo seu aniversário, mas principalmente pelos frutos colhidos, vendo o sucesso nas inúmeras atividades de seus ex-alunos espalhados pelo mundo.
Em casa, quando anuncio minha ida para Ipaumirim, minha família logo pergunta:
- “Vai ver Zenira ?”
E respondo:
- “Com certeza, pois ela faz parte do contexto da cidade e do meu coração quando piso na terra onde nasci.”
Que Deus lhe conserve com saúde por longos anos para sempre rever os filhos e amigos de Ipaumirim na festa de São Sebastião.
Receba meu abraço e da minha família.
  
DE FLÁVIO LÚCIO BEZERRA DE OLIVEIRA/ FORTALEZA - CE

Zê,
No dia de hoje, eu poderia escrever muitas coisas sobre você. O nosso relacionamento vem de muito tempo, tanto como seu ex-aluno (você foi a única professora primária que eu tive, desde o primeiro dia que fui a escola, até o dia que tive que sair de Ipaumirim para continuar os estudos em outra cidade), como pela amizade entre nossas famílias. Sei, que após o falecimento de Dona Senhora, minha mãe passou a ocupar, embora que não em sua total plenitude, a lacuna que sua mãe deixou. No entanto, tudo que hoje viesse a escrever soaria como lugar comum, pois todos nós conhecemos da sua sapiência e das virtudes que você é possuidora. Por isso, seu aniversário soa para mim não como a passagem do tempo a caminho da velhice, sim como o caminho em direção a imortalidade. Zê, parafraseando aquele ministro Rogério Magri, diria que você é “imorrível”. Pelo menos para mim. Muitos abraços e votos de amizade perpétua, do seu Flávio Lúcio.



DE FRANCISCO CRISPIM/ BRASÍLIA - DF

Zenira, neste dia tão especial, rogo a Deus que lhe dê muitos anos de vida. Assim você poderá seguir esta trajetória de vida, voltada para o bem comum em detrimento de você própria. Um forte abraço de seu ex aluno que nao te esquece nunca......beijos .



DE VÂNIA MARIA/STA INÊS - MA

Olá Dona Zenira, eu sou Vania Maria (a menina de Ridelza, como todos me chamavam) acredito que a senhora não me esqueceu. Fui sua aluna nos anos 70 quando cursei o ensino fundamental menor no Grupo Escolar D. Francisco de Assis Pires. Hoje, eu moro em Santa Inês, estado do Maranhão a 1100km de distância nos separando, mas nem isso me fez esquecer do seu aniversário. Acredito que como eu, muitos outros também irão lembrar, pois a senhora foi, é, e sempre será a Dona Zenira que além de educadora se preocupava conosco como se fosse nossa mãe, nos passando ensinamentos que ficaram e que hoje são úteis em nosso dia-a-dia, portanto, hoje é uma data especial, não só para a senhora, mas também para mim, por tê-la em meu coração como uma das boas lembranças que guardo, e que hoje estou revivendo. Queria eu poder estar presente para dar-lhe um abraço e dizer-lhe obrigada por tudo que me ensinaste. O momento é de agradecimento a Deus pela sua existência e pedir-lhe que sempre abasteça seu espírito para que a senhora não perca suas forças para continuar ajudando ao próximo ate o dia que lhe for permitido. Mais uma vez Parabéns e seja feliz, hoje é seu aniversário!

DE GILDACI LEANDRO/ SÃO PAULO-SP

O que poderia estar falando de dona Zenira? É assim que sempre a chamei, por respeito a pessoa dela. Logo que terminei meu magistério, eu comecei a trabalhar como professora no Colégio XI de agosto, que na época era dirigido por dr. Anchieta, que me deu credibilidade, e o emprego de professora em sua escola. Trabalhava lá d. Zenira e Lindalva Jorge, e desde o começo, senti que a dona Zenira me orientava de maneira especial, sempre me dando algumas dicas, me passando orientações valiosas, que carregarei pro resto de minha vida. Durante todo o tempo que por lá fiquei pude compartilhar da amizade dessa pessoa tão maravilhosa e humilde que não media esforços para orientar aquelas professoras jovens que por lá chegavam. Lembro-me até hoje que meu primeiro dormitório, eu comprei de d. Zenira, a mesma havia trocado os móveis de seu quarto, e resolveu me vender o seu dormitório antigo. Nossa! quanta alegria e felicidade, para mim naquela época poder adquirir algo com o meu próprio dinheiro, adorei a compra que quase foi uma doação pois a mesma me vendeu aqueles móveis por um preço irrisório. E ram móveis antigos de madeira rústica que valeriam muito mais do que o valor cobrado de mim. Mas sei que foi porque era para mim pois me parecia um incentivo para que eu começasse a dar valor as coisas que adquiria. Zê gostaria de te falar que você foi uma pessoa muito especial em minha vida, muito me orientou como minha mestra e muito me tratou com carinho como minha colega de trabalho. Como minha chefe, uma pessoa maravilhosa que só tenho lindas recordações. Que Deus te proteja sempre e te dê muita saúde, pois sei que estando bem continuará fazendo as pessoas que convivem com você serem mais felizes. Feliz aniversário, aceite um grande abraço. Beijos.



DE LÚCIA DORE GONÇALVES/IPAUMIRIM- CE


Uma Vida a Serviço da Educação!

Educar é um ato de amor
É algo que se tem dentro da alma
Não se fabrica educadores
Pra Zenira sim, eu bato palmas;
Enérgica, equilibrada , harmônica
Com um espírito de forte liderança
Zenira pôde inserir isso
Na memória de muita criança!!!!!!
°°°°
Sendo natural do Icó
Nossa terra ela adotou
Aqui pôde mostrar seu trabalho
E na verdade como ela brilhou!
Todos hoje lhes somos gratos
Por ter as letras nos mostrado
Com firmeza e persistência
Seu empenho deu bom resultado!
°°°°°°
Muito querida por todos
É um exemplo de vida
Em nosso coração deixou
Uma boa marca inserida
Jamais sua terna lembrança
Há de ser apagada
Pelo bem que fez a todos
Será sempre querida e lembrada!


DE LINDALVA JORGE FARIAS/FORTALEZA-CE

A nossa querida Zenira, carinhosamente “Zé” é muito especial para a cidade de Ipaumirim, e para todas as pessoas que a conhece. Desde os sete anos de idade, quando comecei a estudar, que conheço esta magnífica pessoa.Tenho orgulho em dizer que ela foi minha primeira professora , depois diretora e com ela aprendi muitos ensinamentos . Os meus pais também tinham muito respeito e carinho, pois ela foi e sempre será a insubstituível Educadora de nossa Ipaumirim. Passados alguns anos tive o privilégio de trabalharmos juntas no Colégio XI de Agosto, onde me tratava, não como companheira de trabalho, mas com carinho de mãe. O Rocemar, minhas filhas, meus netos e eu, admiramos muito esta criatura que tem todas as qualidades boas do mundo e desejamos muitas felicidades no seu aniversário.
DE IRMA MACEDO SUAREZ CAVIN/ Kissimmee, Florida, USA.
 Falar da Madrinha é fácil. Inclusive do amor que sentimos por ela. Amor que já está na quarta geração. Começou com meus avós, passou por minha mãe que é afilhada dela, por mim, também afilhada e já está no meu filho ( achava lindo ele chamando ela de madinha ZERINA quando era pequenininho). Doce lembrança, com gosto de sequilho e refrigerante de caju, quanta saudade...Apesar de estamos tão distantes me conforta ligar para ela e dizer: Bença madrinha!! e escutar do outro lado: “Deus te abençoe e te faça feliz! “De tanto ela falar eu sou muito feliz. Feliz por ter uma família linda, por saber viver e reconhecer a felicidade na simplicidade da vida, por ser quem sou e vir de onde eu vim. Que seria de um homem sem sua história? Na minhas páginas no capitulo Ipaumirm, muitos escreveram, alguns já voltaram para a outra vida, Vicente, Rosa Leite, quando chego em Ipaumirim sempre falta alguma coisa, mas faz parte do circulo da vida, no entanto o consolo é sempre encontrar a Madrinha .Com ela aprendemos a simplesmente ser. A dar o melhor de nos, não importando a simplicidade de nossos atos. Ela sabe que a amamos e na multi culturalidade de nossa familia dizemos: We love you! Dios te bendiga! Feliz Aniversário!!!
 
DE GIZELDINA MACEDO SUAREZ/FORTALEZA-CE
Madrinha Zenira, a sra. foi, é, e será a melhor amiga de toda a minha e, digo de coração que é o melhor presente que DEUS me deu. Hoje sendo a data mais importante da sua vida envio o meu abraço, meu carinho e a minha amizade. PARABÉNS, madrinha ZENIRA, muitas felicidades e muitos anos de vida, são os votos de quem lhe admira muito. 


DE CAIRO ARRUDA/CARMO DA CACHOEIRA-MG
Zenira - parabéns! Quem uma boa semente planta, com certeza, bons frutos colhe.Você plantou esse tipo de semente, ao longo de sua vida, e também, enquanto exerceu a sublime e abnegada missão de educadora emIpaumirim. Hoje, estar a colhê-la, de cabeça erguida, altaneira e feliz, junto a quantos desfrutam da sua boa amizade, não só os seus ex-alunos, colegas professores, mas também, de pessoas outras que a admiram como cidadã de bem. Daqui, das alterosas, onde estamos passando uma temporada, ao lado da filha, genro e neto, estamos a abraçá-la fervorosamente, e a dizer-lhe, de coração: continue sendo, por mais umas dezenas de anos, a amiga sincera, grata e reconhecida que sempre foi! 

DE MARIA LUIZA NÓBREGA DE MORAIS/ RECIFE-PE

Zê, obrigada por ensinar-me a ler. O melhor de todos os presentes porque me acompanha a vida inteira e fez de mim o que eu sou.

Eu, Maria Luiza, com 1 ano e três meses, ainda sem entender mas já na escola de Zê)

(23.10.1952)


PUBLICADO NO ALAGOINHA.IPAUMIRIM EM 11.02.2008 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Respeitar sempre.

EDMILSON QUIRINO DE ALCÂNTARA: A LEMBRANÇA ALEGRE DE QUEM TEM APREÇO PELO TRABALHO QUE REALIZA.

Conversar com Edmilson é sempre muito agradável. Apesar da memória já comprometida ele adora falar sobre sua experiência como dono de bar....