INSTITUCIONALIZAÇÃO DA CULTURA (AGENDA POLÍTICA)



FELIPE GREGÓRIO
Boa tarde.
Gostaria de publicar aqui para conhecimento, que em relação às políticas públicas de cultura em Ipaumirim, acontece:
... O “Acordo de Cooperação Federativa”, estabelecido entre Ministério da Cultura e Prefeitura Municipal de IPAUMIRIM/CE publicado no Diário Oficial da União, seção 3- Nº 197, quinta-feira, 13 de outubro de 2011 - nº do Processo 01400.034910/2011-15; que impõe o cumprimento e a implementação do Sistema Municipal de Cultura. Este, sancionado na Lei 156 e 158/ 2011 de 14 de Outubro de 2011, e aprovado na Câmara Municipal de Ipaumirim.
            Apenas um instrumento de gestão falta para Ipaumirim cumprir com este acordo: a aprovação do PLANO MUNICIPAL DE CULTURA até 2013. Prazo este estabelecido para os municípios que aderiram ao acordo que integra as políticas contidas no SNC- Sistema Nacional de Cultura e PLANO NACIONAL DE CULTURA; LEI Nº 12.343, de 2 DE Dezembro de 2010.
A importância disto consiste que a partir daí, os municípios que se integrarem às políticas nacionais de cultura, criando os seus sistemas municipais: Fundo de Cultura, Conselho de políticas culturais, Secretaria Específica (ambos projetos já aprovados em Ipaumirim); passarão brevemente a receber recursos de transferências diretas fundo a fundo, coisa que nunca aconteceu antes.
            Acontece que já estamos quase em março, e a Administração Pública tem até 14 de abril para sua aprovação da LDO- Lei de Diretrizes Orçamentárias, onde deve estar contido estas prerrogativas. E neste caso o que está acontecendo é:
1-    Não foi implementado até agora (salvo engano) o FMC- “Fundo Municipal de Cultura”; projeto de lei aprovado em 2012.
2-       Em virtude disto, não se pode estimar os recursos e fixar as despesas reservadas a Secretaria Municipal de Cultura que pela lei aprovada deverá destinar 1% do fundo geral à PROGRAMAS, PROJETOS E AÇÕES CULTURAIS.
3-       Caso não seja incluído na LDO, e LOA o FMC e Plano Municipal; a Secretaria de Cultura não receberá em 2014 os benefícios e recursos federais por não ter cumprido o acordo federativo.
Só após a introdução das questões sobre política cultural na LDO- Lei de Diretrizes Orçamentárias, como planejamento operacional, e a implementação do FMC- Fundo de Cultura; que se poderá apresentar a população em audiência. Logo, o Conselho Municipal de Políticas Culturais deverá finalizar e aprovar o PMC- Plano Municipal de Cultura.
Este, por sua vez, deverá ser entregue até agosto na Câmara (contido na LOA- Lei Orçamentária Anual) e aprovado antes do fim do ano, para que se garantam os recursos conforme a PEC 150/ e o PROCULTURA; ambos os projetos em tramitação no Congresso que determinam a vinculação dos orçamentos entre os entes federados.
Desta forma, venho socializar estas informações para que a população se sinta beneficiada por estas novas propostas, e se mobilize e faça valer estes direitos garantidos e expressos na constituição.
Deixo aqui meu agradecimento pelo espaço, dizendo que já existe uma mobilização através do Núcleo de Estudos da JSPDT- “Juventude Socialista” que está buscando um diálogo com alguns Vereadores na expectativa de fazer valer as ações já conquistadas pela população.
Obrigado!
Felipe Gregório,
Secretário Municipal de Cultura de Ipaumirim - 2011/ 2012.
(Texto publicado no grupo IP Política do facebook dia 15/ 02/ 2013).
PUBLICADO NO ALAGOINHA.IPAUMIRIM EM  18.02.2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Respeitar sempre.

EDMILSON QUIRINO DE ALCÂNTARA: A LEMBRANÇA ALEGRE DE QUEM TEM APREÇO PELO TRABALHO QUE REALIZA.

Conversar com Edmilson é sempre muito agradável. Apesar da memória já comprometida ele adora falar sobre sua experiência como dono de bar....