MLUIZA
O Decreto Lei estabelece duas formas de ensino primário: o ensino primário fundamental, destinado às crianças de sete a doze anos e o ensino primário supletivo. O ensino primário fundamental ao qual vamos nos referir porque diz respeito aos nossos interesses era ministrado em dois cursos sucessivos: o elementar e o complementar.
Conforme a o decreto, o ensino primário fundamental compreende os seguintes conteúdos e práticas. Leitura e linguagem oral e escrita; Iniciação à matemática; Geografia e história do Brasil; Conhecimentos gerais aplicados à vida social, à educação para a saúde e ao trabalho; Desenho e trabalhos manuais; Canto orfeônico e Educação física.
A criação dos grupos escolares trouxe um novo personagem no cenário da educação que não existia até então nas escolas isoladas da esfera pública: o(a) diretor(a). Sua função era executar as funções administrativas no cotidiano da escola, retransmitir os novos conteúdos ao corpo docente da escola sob sua responsabilidade. No contexto da escola e da comunidade ele representava o governo no âmbito da educação e assim devia ser considerado.
Baseada nas anotações dos cadernos de Zenira onde estão registrados programas e planos de ensino, vamos tentar resgatar o que se ensinava no Grupo Escolar Dom Francisco de Assis Pires na década de 50, período em que fiz o meu curso primário nesta instituição de ensino onde concluí meu jardim de infância na sua primeira turma do jardim, em 1957, junto com os colegas: Divanez Batista de Lucena, José Saraiva Filho, José Aécio F. Silva, Judas Tadeu Pontes Menezes, Luiz Ivan M. Castelar, Maria Dolores Ribeiro e Maria das Graças Torres Gonçalves. Nossa professora foi Terezinha Paiva Nóbrega. O jardim de infância foi fundado em 1957, três anos após a fundação do grupo em 1954.
As turmas originais do grupo, nesta época, eram assim distribuídas: Série A (fraca), Série A (forte), Série B, Série C (equivalente ao 1º ano), 2º ano, 3º ano, 4º ano e 5º ano (equivalente ao curso de admissão ao ginásio) quando havia a finalização de todas as etapas do ensino primário. A série A (fraca e forte) funcionava como pré-primário.
O QUE SE ESTUDAVA NO PRÉ-PRIMÁRIO/SÉRIE A
Os registros anotados explicam a subdivisão entre a série A (fraca e forte)
“Nestes planos de aula, estão incluídos os cursos: pré-primário, alfabetização propriamente dita e a série A que é composta dos alunos mais capacitados da classe. Facilmente poderão ser divididos ficando os seis primeiros planos aplicados para os alunos do curso pré-primário e os outros seis para a Série A. Não havendo no educandário professora suficiente para a divisão da classe, ficará englobada, embora a professora mantenha a divisão intelectual dos alunos.“ (Anotações no caderno de Zenira Gonçalves Gomes)
Há um detalhe que os registros não contemplam mas que eu e alguns colegas vivemos. O jardim da infância que praticamente teria absorvido os conteúdos da série A, principalmente a ‘fraca’ de forma que excepcionalmente era possível saltar esta etapa e ir diretamente para a série A (forte) ou para a série B conforme a avaliação da escola. Eu, por exemplo, passei do jardim da infância diretamente para a série B e acredito que outros colegas fizeram o mesmo porque fomos colegas em anos seguintes. Embora o jardim de infância fosse uma inovação incorporada pela escola e funcionasse concomitantemente com a série A ‘fraca’, esta tinha muito mais alunos do que o jardim configurando-se neste processo como o pré-primário conforme os registros consultados. Não sei entretanto durante quanto tempo este arranjo continuou funcionando. A memória das fontes orais e os registros escritos não permitem identificar mudanças neste processo seriado.
A seguir, apresentamos planos e conteúdos transcrevendo o documento original.
Caderno de anotações de Zenira Gonçalves Gomes
SÉRIE A/ PRÉ PRIMÁRIO
SÉRIE A/ PRÉ PRIMÁRIO
Neste período, estudava-se basicamente português e aritmética nos dois períodos do ano letivo. Os planos de aula evidenciam conteúdos, recursos e métodos.
PORTUGUÊS
1º semestre:
Estão registrados dez planos de aula para o período. Os conteúdos são distribuídos em várias aulas com aulas intercaladas de recapitulação entre cada novo conteúdo.
1º plano: “Conhecer a pronúncia de cada aluno mandando pronunciar, ou melhor, repetir palavras de objetos da classe, ditada pela professora, como por ex: mesa, lápis, caderno, carteira, giz, lousa, livro, caneta, cartilha, relógio, apagador, borracha, etc..
2º plano: Escrever na lousa, metade do alfabeto, em letra de imprensa, dizendo demoradamente, o nome de cada uma, e para facilitar a aprendizagem, dando a cada letra, o nome de uma fruta ou nome de pessoas da família ou colegas, como por exemplo: A – abacaxi, B – banana...” Esta etapa cobre até a letra L.
3º plano ao 9º plano: Apresentação do restante do alfabeto utilizando a mesma técnica.
No 10º plano que finaliza este semestre, são apresentadas as vogais e consoantes.
2º semestre:
Apresentação do alfabeto fazendo a diferenciação entre letras maiúsculas e minúsculas Entre o 1º e o 7º plano seguem as aulas intercaladas de recapitulação a cada assunto novo apresentado na aula anterior.
1º plano: apresentação conjunta do alfabeto maiúsculo e minúsculo, um ao lado do outro: Ex: Aa, Bb, Cc...
2º plano: Juntar sílabas somente de duas letras: ex: Ca-ta, bo-la, va-la...
4º plano: Juntar sílabas de três letras: pão, mão, sol, meu, etc.
6º Plano: Formar nomes de quatro letras ou melhor de duas sílabas, ex: la-ta, ca-sa, da-do, va-ca, etc.
8º plano: Perguntas e respostas entre professoras e alunos. Correção da pronúncia.
9º plano: Mandar a criança organizar frases à vontade.
10º plano: A professora conta uma história e manda a criança reproduzir corrigindo a linguagem. Ex: o batizado da boneca, a história do pintinho que comeu a planta da mamãe, uma visita de um menino bem educado.
11º plano: Mandar o aluno descrever o tipo do papai, da mamãe, da maninha, da colega, da professora, etc.
12º plano – Sinônimos. A professora diz uma palavra e manda o aluno dar uma semelhante. Transmissão de recados.
FIM DO PROGRAMA DE PORTUGUÊS.
SÉRIE A
14 –XII- 1955
Caderno de anotações de Zenira Gonçalves Gomes
ARITMÉTICA
1º semestre
Do 1º ao 5º plano seguem as aulas intercaladas de recapitulação sugerindo um ritmo mais avançado.
1º plano: Escrever de 1 a 10
3º plano: Mandar o aluno escrever na lousa de 1 a 10, um por um.
5º plano: Ensinar de 10 a 20.
6º plano: Mandar cada aluno escrever na lousa de 01 a 10 e depois de 10 a 20, sem auxílio da professora e sim dos colegas, para desta maneira prender a atenção de todos.
7º plano: Distinguir quantidade, como: muito, pouco, mais, menos, igual, etc. Maria tem 50 laranjas – muito. José tem 20 mangas – menos. Antônio tem 60 bananas – mais. Comparando os 2 últimos, Antônio tem mais do que José, José tem menos do que Antônio.
8º plano: Distinguir peso, ex. 10 quilos de maçã é menos pesado do que 6 quilos de abacate.
9º plano: Contar de 1 a 20, saltando de 2 a 3, a partir de 2.
10º plano: Sinais das 4 operações
2º Semestre
Seguem as aulas intercaladas de recapitulação entre cada assunto novo.
1º plano: ideia de soma. Ex. 1 laranja + 1 laranja = 2 laranjas. Dar
exemplos com palitos de fósforos, giz, etc..
3º plano: ideia de subtração. Os exemplos sempre se dão em torno de elementos que fazem parte do universo do aluno: manga, laranjas, cadeiras, banana, etc..
5º plano: ideia de multiplicação mostrando exemplos muito simples.
7º plano: ideia de divisão.
8º plano: ligeiro conhecimento de dinheiro. Pequenas quantias de 10 centavos a Cr$ 1,00
9º plano: Ideia de dúzia, meia dúzia, hora, meia hora.
10 plano: Rápido conhecimento de número pares e ímpares
11º plano: Falar sobre a outra qualidade de números: algarismos romanos.
2º plano: Recapitulação geral do semestre
Fim dos programas de Aritmética. 14-XII-55
BIBLIOGRAFIA
CADERNO DE ANOTAÇÕES DE ZENIRA GONÇALVES GOMES. 14.12.1955
DECRETO - LEI N.8.529 - DE 2 DE JANEIRO DE 1946. Lei Orgânica do Ensino Primário. Disponível em: http://www.histedbr.fe.unicamp.br/navegando/fontes_escritas/6_Nacional_Desenvolvimento/decreto-lei%208.529-1946%20reformas%20capanema-%20ensino%20prim%E1rio.htm. Acesso em 06.09.2020
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Respeitar sempre.