METODOLOGIA E CONTEÚDOS APLICADOS AO ENSINO PRIMÁRIO NO GRUPO ESCOLAR DOM FRANCISCO DE ASSIS PIRES – DÉCADA DE 50 (PARTE I)

 

MLUIZA

O Decreto Lei estabelece duas formas de ensino primário: o ensino primário fundamental, destinado às crianças de sete a doze anos e o ensino primário supletivo. O ensino primário fundamental ao qual vamos nos referir porque diz respeito aos nossos interesses era ministrado em dois cursos sucessivos: o elementar e o complementar.

Conforme a o decreto, o ensino primário fundamental compreende os seguintes conteúdos e práticas.  Leitura e linguagem oral e escrita;  Iniciação à matemática; Geografia e história do Brasil;  Conhecimentos gerais aplicados à vida social, à educação para a saúde e ao trabalho;  Desenho e trabalhos manuais;  Canto orfeônico e  Educação física.

A criação dos grupos escolares trouxe um novo personagem no cenário da educação que não existia até então nas escolas isoladas da esfera pública: o(a)  diretor(a). Sua função era executar as funções administrativas no cotidiano da escola, retransmitir os novos conteúdos ao corpo docente da escola sob sua responsabilidade. No contexto da escola e da comunidade ele representava o governo no âmbito da educação e assim devia ser considerado.

Baseada nas anotações dos cadernos de Zenira onde estão registrados programas e planos de ensino, vamos tentar resgatar o que se ensinava no Grupo Escolar Dom Francisco de Assis Pires na década de 50, período em que fiz o meu curso primário nesta instituição de ensino onde concluí meu jardim de infância na sua primeira turma do jardim, em 1957, junto com os colegas: Divanez Batista de Lucena, José Saraiva Filho, José Aécio F. Silva, Judas Tadeu Pontes Menezes, Luiz Ivan M. Castelar, Maria Dolores Ribeiro e Maria das Graças Torres Gonçalves. Nossa professora foi Terezinha Paiva Nóbrega. O jardim de infância foi fundado em 1957, três anos após a fundação do grupo em 1954.

As turmas originais do grupo, nesta época, eram assim distribuídas: Série A (fraca), Série A (forte), Série B, Série C (equivalente ao 1º ano), 2º ano, 3º ano, 4º ano e 5º ano (equivalente ao curso de admissão ao ginásio) quando havia a finalização de todas as etapas do ensino primário. A série A (fraca e forte)  funcionava como pré-primário.

O QUE SE ESTUDAVA NO PRÉ-PRIMÁRIO/SÉRIE A

Os registros anotados explicam a subdivisão entre a  série A (fraca e forte)

 “Nestes planos de aula,  estão incluídos os cursos: pré-primário, alfabetização propriamente dita e a série A que é composta dos alunos mais capacitados da classe. Facilmente poderão ser divididos ficando os seis primeiros planos aplicados para os alunos do curso pré-primário e os outros seis para a Série A. Não havendo no educandário professora suficiente para a divisão da classe, ficará englobada, embora a professora mantenha a divisão intelectual dos alunos.“ (Anotações no caderno de Zenira Gonçalves Gomes)

Há um detalhe que os registros não contemplam mas que eu e alguns colegas vivemos. O jardim da infância que praticamente teria absorvido os conteúdos da série A, principalmente a ‘fraca’ de forma que excepcionalmente era possível saltar esta etapa e ir diretamente para a série A (forte) ou para a série B conforme a avaliação da escola. Eu, por exemplo, passei do jardim da infância diretamente para a série B e acredito que outros colegas fizeram o mesmo porque fomos colegas em anos seguintes. Embora o jardim de infância fosse uma inovação incorporada pela escola e funcionasse concomitantemente com a série A ‘fraca’, esta tinha muito mais alunos do que o jardim configurando-se neste processo como o pré-primário conforme os registros consultados.  Não sei entretanto durante quanto tempo este arranjo continuou funcionando. A memória das fontes orais e os registros escritos não permitem identificar mudanças neste processo seriado.

A seguir, apresentamos planos e conteúdos transcrevendo o documento original.

Caderno de anotações de Zenira Gonçalves Gomes
 

SÉRIE A/ PRÉ PRIMÁRIO

SÉRIE A/ PRÉ PRIMÁRIO

Neste período, estudava-se basicamente português e aritmética nos dois períodos do ano letivo. Os planos de aula evidenciam conteúdos, recursos e métodos.

PORTUGUÊS

1º semestre:

Estão registrados  dez planos de aula para o período. Os conteúdos são distribuídos em várias aulas com aulas intercaladas de recapitulação entre cada novo conteúdo.

1º plano: “Conhecer a pronúncia de cada aluno mandando pronunciar, ou melhor, repetir palavras de objetos da classe, ditada pela professora, como por ex: mesa, lápis, caderno, carteira, giz, lousa, livro, caneta, cartilha, relógio, apagador, borracha, etc..

2º plano: Escrever na lousa, metade do alfabeto, em letra de imprensa, dizendo demoradamente, o nome de cada uma, e para facilitar a aprendizagem, dando a cada letra, o nome de uma fruta ou nome de pessoas da família ou colegas, como por exemplo: A – abacaxi, B – banana...”  Esta etapa cobre até a letra  L.

3º plano ao 9º plano:  Apresentação do restante do alfabeto utilizando a mesma técnica.

No 10º plano que finaliza este semestre, são apresentadas as vogais e consoantes.

2º semestre:

Apresentação do alfabeto fazendo a diferenciação entre letras maiúsculas e minúsculas Entre o 1º e o 7º plano seguem as aulas intercaladas de recapitulação a cada assunto novo apresentado na aula anterior.

1º plano: apresentação conjunta do alfabeto maiúsculo e minúsculo, um ao lado do outro: Ex: Aa, Bb, Cc...

2º plano: Juntar sílabas somente de duas letras: ex: Ca-ta, bo-la, va-la...

4º plano: Juntar sílabas de três letras: pão, mão, sol, meu, etc.

6º Plano: Formar nomes de quatro letras ou melhor de duas sílabas, ex: la-ta, ca-sa, da-do, va-ca, etc.

8º plano: Perguntas e respostas entre professoras e alunos. Correção da pronúncia.

9º plano: Mandar a criança organizar frases à vontade.

10º plano: A professora conta uma história e manda a criança reproduzir corrigindo a linguagem. Ex: o batizado da boneca, a história do pintinho que comeu a planta da mamãe, uma visita de um menino bem educado.

11º plano: Mandar o aluno descrever o tipo do papai, da mamãe, da maninha, da colega, da professora, etc.

12º plano – Sinônimos. A professora diz uma palavra e manda o aluno dar uma semelhante. Transmissão de recados.

FIM DO PROGRAMA DE PORTUGUÊS.

SÉRIE A

14 –XII- 1955

 Caderno de anotações de Zenira Gonçalves Gomes 

Caderno de anotações de Zenira Gonçalves Gomes 

ARITMÉTICA

1º semestre

Do 1º ao 5º plano seguem as aulas intercaladas de recapitulação sugerindo um ritmo mais avançado.

1º plano: Escrever de 1 a 10

3º plano: Mandar o aluno escrever na lousa de 1 a 10, um por um.

5º plano: Ensinar de 10 a 20.

6º plano: Mandar cada aluno escrever na lousa de 01 a 10 e depois de 10 a 20, sem auxílio da professora e sim dos colegas, para desta maneira prender a atenção de todos.

7º plano: Distinguir quantidade, como: muito, pouco, mais, menos, igual, etc. Maria tem 50 laranjas – muito. José tem 20 mangas – menos. Antônio tem 60 bananas – mais. Comparando os 2 últimos, Antônio tem mais do que José, José tem menos do que Antônio.

8º plano: Distinguir peso, ex. 10 quilos de maçã é menos pesado do que 6 quilos de abacate.

9º plano: Contar de 1 a 20, saltando de 2 a 3, a partir de 2.

10º plano: Sinais das 4 operações

2º Semestre

Seguem as aulas intercaladas de recapitulação entre cada assunto novo.

1º plano: ideia de soma. Ex. 1 laranja + 1 laranja = 2 laranjas. Dar

exemplos com palitos de fósforos, giz, etc..

3º plano: ideia de subtração. Os exemplos sempre se dão em torno de elementos que fazem parte do universo do aluno: manga, laranjas, cadeiras, banana, etc..

5º plano: ideia de multiplicação mostrando exemplos muito simples.

7º plano: ideia de divisão.

8º plano: ligeiro conhecimento de dinheiro. Pequenas quantias de 10 centavos a Cr$ 1,00

9º plano: Ideia de dúzia, meia dúzia, hora, meia hora.

10 plano: Rápido conhecimento de número pares e ímpares

11º plano: Falar sobre a outra qualidade de números: algarismos romanos.

2º plano: Recapitulação geral do semestre

Fim dos programas de Aritmética. 14-XII-55

 BIBLIOGRAFIA

CADERNO DE ANOTAÇÕES DE ZENIRA GONÇALVES GOMES. 14.12.1955

DECRETO - LEI N.8.529 - DE 2 DE JANEIRO DE 1946.     Lei Orgânica do Ensino Primário. Disponível em: http://www.histedbr.fe.unicamp.br/navegando/fontes_escritas/6_Nacional_Desenvolvimento/decreto-lei%208.529-1946%20reformas%20capanema-%20ensino%20prim%E1rio.htm.                            Acesso em 06.09.2020

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