A CONSTRUÇÃO DA CAPELA DE SÃO SEBASTIÃO: ANOTAÇÕES DE LUIZ LEITE DA NÓBREGA


 
Capela de São Sebastião
Cada vez que visito os arquivos de minha tia, Vilany Nóbrega Brasil, que ficaram comigo encontro coisas que não lembro de tê-las visto antes assim como também nunca encontro o que estou procurando embora saiba que por ali está escondido em algum lugar. Fui procurar a caderneta de anotações familiares e os documentos do meu avô e não os encontrei. Mas achei um monte de outras coisas. Entre elas, uma caderneta onde está anotada a contabilidade da construção da Capela de São Sebastião no alto da pedra.   As informações remetem para uma caderneta anterior da qual esta seria sua continuidade. São anotações que dizem respeito aos anos de 1956 a 1960 com o registro das contribuições ofertadas para a construção da capelinha, esmolas e transferência de valores para a paróquia. Um dia talvez eu encontre a caderneta anterior, mas não tenho certeza. Buscar informações e construir sentidos é uma tarefa árdua para a qual a pressa costumeira preocupada em alimentar mitos não está habituada e nem é muito afeita. Este material traz registros que ajudam a dirimir dúvidas e narrativas equivocadas sobre a construção da capelinha. Espero que as informações sejam úteis considerando a aproximação do presumido  centenário da romaria. Como existe uma caderneta anterior é provável que nela estejam anotados doadores que não estão presentes na lista desta caderneta que ora transcrevemos. As informações da caderneta estão escritas com as letras de Luiz Leite da Nóbrega (meu avô) e suas filhas Maria Eunice Nóbrega de Morais (minha mãe), Vilany Nóbrega Brasil (minha tia) e Luiz Leite da Nóbrega Filho (meu tio).
Algumas informações podem oferecer subsídios para a interpretação das anotações da caderneta. Não sou tão boa em números e entender contabilidade de 62 anos atrás sem assessoria contábil foi complicado. Segui mais ou menos a lógica de outras cadernetas de anotações do meu avô. Passei alguns dias tentando entender os dados para recortar o essencial. Acho que consegui desenrolar, tornar inteligível e selecionar o que se refere especificamente ao tema que ora tratamos. . 
A maioria dos registros não tem data mas compatibilizando receitas/despesas, observa-se que as contribuições concentram-se entre os anos de 1956/1957, período de construção da capelinha. O material utilizado na capela e os registros de pagamento do pedreiro vão de janeiro de 1956 ao final da festa de 1957. A partir de 1958, o registro da receita corresponde  apenas ao valor total referente ao ano. A soma dos valores registrados/aplicados entre os anos de 1957/58/59/60 indicam despesas com a igreja matriz, transferência para a paróquia, para a casa paroquial e gastos com a própria festa de São Sebastião. Isso sugere que houve uma intensa mobilização da comunidade para a construção da capelinha e nos anos seguintes as rendas de São Sebastião voltaram ao patamar convencional e  foram aplicadas na própria paróquia. A discriminação dos gastos da paróquia devem constar de documentos paroquais uma vez que a receita foi totalmente para ela transferida. É incontestável que a Festa de São Sebastião foi - como continua sendo - uma importante fonte de renda para a paróquia.
Os recursos para a construção da capelinha são oriundos de: contribuições individuais de diferentes valores, contribuições coletadas coletivamente (Grupo Escolar D. Francisco de Assis Pires, Riacho Zé Vieira, por ex.). Imagino, portanto, que um determinado grupo se cotizou e/ou recolheu os valores que foram entregues em seu nome. Uma terceira fonte de receita são as esmolas ofertadas anonimamente.
Os valores das contribuições individuais variavam de $5.000,00 a $15,00. Para efeito de contabilidade, os valores estão anotados cuidadosamente na caderneta onde consta o nome do doador e o valor doado. Não interessa o valor que cada um ofertou, razão pela qual preservei o  valor das ofertas  individuais publicando apenas a primeira página como amostra para evitar a curiosidade dispensável sobre quem deu mais e/ou quem deu menos. Todas as contribuições foram importantes independente do valor. O que interessa é a mobilização da comunidade em prol de uma causa comum. Agradeço a confiança depositada em Luiz Leite da Nóbrega, meu avô, idealizador da modesta obra e ferrenho devoto do santo, que ajudou de forma decisiva para a consolidação da romaria que hoje se expande cada vez mais. Mas ele não estava sozinho. Cada um foi importante e sem os demais seria impossível construir a obra. A imagem da capelinha , no valor de $ 1.837,00, foi doada por Antônio Raimundo (não consta o sobrenome). A capela foi construida pelo pedreiro Antonio Miguel. Junto com a capela foi construida uma pequena escada em alvenaria na parte mais íngreme da pedra.
Para mim, reler estas anotações foi rever velhos conhecidos, personagens com os quais me acostumei a conviver no minúsculo, tranquilo e acolhedor  IP dos anos 50. Foi bom viver esse tempo e compartilhar com eles parte da minha vida.
(MLuiza)
Recife, 27/07/2018
Moeda da época
Doadores que contribuíram para a construção da Capela de São Sebastião. Registro por ordem alfabética.

Letra A
A .Honorato Santos, Ademar Barbosa, Adolfo Augusto de Oliveira, Afonso Gomes de Araújo, Afrodísio Dias, Alberto Moura, Alexandre Gonçalves, Alexandre Gonçalves (Bebê), Al. Severino Gomes, Amâncio Alves, Ananias Saraiva, Antônio Baraúna, Antônio Correia, Antônio Dantas, Antônio Duarte, Antônio Dutra, Antônio França, Antônio Gonçalves, Antônio José de Freitas, Antônio Junior, Antônio Miguel, Antônio Oliveira, Antônio P. Souza,   Antônio Pedro, Antônio Raimundo, Antônio Ribeiro, Antônio Saraiva Costa,  Assis Alexandre, Avelino Ribeiro.
Letra B
Batista, Beatriz Barros, Boaventura Albuquerque, Bonifácio A. Nascimento.
Letra C
Chico Marques (Malta), Cícero Fernandes, Cícero Maciel de Souza, Cícero Martins, Cícero Soares, Cícero Vicente, Cícero Victor, Cirilo Mariano, Cirilo Sampaio.
Letra D
Damião Gonçalves, Dr. Fernandes,  Dino Diniz, Diógenes Rolim, Domingos Né, Donato Crispim, Duca Germano.
Letra E
Elesbão Crispim, Eliziário de Alexandria, Epaminondas Francisco Barros, Ernani Dore, Euclides Trigueiro, Expedito Dantas Moreira.
Letra F
Francisco Alves Catarina, Francisco Barbosa, Francisco Claudino Dantas, Francisco Crispim, Francisco da Serra, Francisco Josué Sobrinho, Francisco Mel Alexandria, Francisco Nazário.
Letra G
Grupo Escolar Dom Francisco de Assis Pires
Letra H
Hermenegildo Almeida, Honório Crispim.
Letra I
Isaías Quaresma,
Letra J
Jáder Santana, Jerônimo Freitas, Jerônimo Jorge, Jesuíno Cunha, Joaninha Gonçalves, João Augusto, João Barbosa, João Bernardo, João Claudino Dantas, João Cosmo Silva, João Coutinho Sobrinho, João de Melo, João Jorge, João Josué, João Maia,  João Severino, João Trigueiro, João Vicente de Morais, João Vital, Joaquim Antônio de Barros,  Joaquim Antonio Sizalpino, Joaquim B. Barbosa, Joaquim Barbosa, Joaquim Henrique, Joaquim Pires, Jonas Rodrigues, José Alves, José de Batista, José Caetano Brito, José Dias de Souza, José Gabriel Oliveira, José Felinto, José Fernandes da Silva, Jose Floriano, José Henrique (2m.M), José Henrique Silva, José Henrique de Souza, José Honorato dos Santos, José Jacinto Santos, José Joaquim da Silva, José Leandro, José Leite Barros, José Macedo, José Major, José Manuel Vitorino, José Maria de Souza, José Maria Marinheiro, José Martins sobrinho,  José Pinto, José Primo Bezerra,  José Raimundo, José Saraiva da Costa, José Saraiva de Araújo, José Sarmento, José Tomás Aquino, Josino  Luiz de Souza, Júlio Macedo.
Letra L
Luiz Ferreira, Luiz Germano, Luiz Leite da Nóbrega, Luiz Leite da Nobrega Filho, Luiz Santana.
Letra M
Mano Ferreira, Manuel Alves, Manuel Batista, Manuel Brito, Manuel Manu Gonçalves, Manuel Souza de Oliveira, Manuel Vicente Sobrinho, Marcelino Junior, Maria Brasilina da Glória, Maria de Tôca, Maria José da Conceição, Maria Luna, Marin Pedro de Souza, Mestre Chicô, Mosinho Belo.
Letra N
Nair Pinto, Neco Pontes, Neco Teotônio, Neusa de Ernani Dore, Nilce Maciel, Nutinho.
Letra O
Odilon Nery, Oscar Benigno de Lima.
Letra P
Padre Catirina, Pedro Leite, Pedro Osório, Pedro Ribeiro de Oliveira, Pio Saraiva.
Letra Q
(Nihil)
Letra R
Raimundo Antônio Santos, Raimundo B. Holanda, Raimundo Felizardo, Raimundo Machado de Araújo, Raimundo Paulo, Riacho Zé Vieira.
Letra S
Sargento José Alves Ribeiro, Sebastião Alves, Sebastião Barbosa, Sebastião Bezerra, Sebastião Leite da Nóbrega, Senhor Damião, Severino Cosmo Leandro, Serafim Galdino, Severino Dudu, Sousa Fernandes.
Letras T, U, X
(Nihil)
Letra V
Valdo Alves, Vicente Alexandre, Vicente Alves Lima, Vicente Antonio, Vicente Benedito, Vicente Claudino, Vicente Ferreira (Belém), Vicente Gomes de Morais, Vicente Gonçalves, Vicente Josué Sobrinho, Vicente Lima, Vicente Victor, Victor José de Barros.
Letra W
Wilson Barros
Letra Z
Zeca Felizardo, Zeza Gonçalves, Zenira Gonçalves Gomes, Zezinho Ferreira, Zuleica Tavares, Zuza Germano.

Discriminação das despesas com a construção da capela da Pedra de São Sebastião
Data
Rubrica
Valor
s/ data
Antonio Miguel (pedreiro que construiu a capelinha)
3.013,00
s/ data
P.C. Portão
2.000,00
s/ data
Cimento
3.045,00
s/ data
50 quartas de cal
1.500,00
s/ data
Resto portão
1.400,00
22.01.1956
Antonio Miguel
1.070,00
29.01.1956
Antonio Miguel
500,00
19.02.1956
Antonio Miguel
909,00
26.02.1956
Antonio Miguel
1.000,00
s/ data
Ferro largão
1.625,00
11.03.1956
Antonio Miguel
785,00
08.04.1956
Antonio Miguel
1.095,00
15.04.1956
Antonio Miguel
1.055,00
22.04.1956
Antonio Miguel
1.155,00
s/ data
Cofre
250,00
29.04.1956
Antonio Miguel
425,00
07.05.1956
Antonio Miguel
1.540,00
13.05.1956
Antonio Miguel
597,00
20.05.1956
Antonio Miguel
1.645,00
27.05.1956
Antonio Miguel
1.350,00
s/ data
Cadeado
130,00
03.06.1956
Antonio Miguel
1.307,00
10.06.1956
Antonio Miguel
922,00
17.06.1956
Antonio Miguel
610,00
30.09.1956
Antonio Miguel
1.492,00
14.10.1956
Antonio Miguel
1.733,00
06.11.1956
11m² de mosaico
960,00
s/ data
Imagem de São Sebastião
1.837,00
s/ data
Tintas
1.916,00
25.11.1956
Antonio Miguel
1.004,00
02.12.1956
Antonio Miguel
392,00
s/ data
Esmalte
47,00
s/ data
Altar
1.500,00
19.01.1957
Antonio Miguel
300,00
s/ data
Despesas Festa de São Sebastião
2.705,00

TOTAL
42.814,00



Outras despesas
Rubrica
Valor
Despesas Casa Paroquial
865,00
Dinheiro para limpeza da igreja
5.000,00
Dinheiro Casa Paroquial
365,00
Dinheiro para Paróquia
5.000,00
Andor de São Sebastião
1.000,00
Dinheiro para Casa Paroquial
3.518,00
Total
15.748,00


Capa da caderneta de anotações sobre a construção da capela de São Sebastião. 1956. Arquivo Maria Luiza Nóbrega de Morais
Página 01 da caderneta de anotações da construção da capela de São Sebastião com registro de doadores/valores doados. Anotações de Luiz Leite da Nóbrega. 1956. Arquivo Maria Luiza Nóbrega de Morais.
Registro das despesas com a construção da Capela de São Sebastião: anotações de Luiz Leite da Nóbrega. 1956. Arquivo de Maria Luiza Nóbrega de Morais.
Registro das despesas com a construção da Capela de São Sebastião: anotações de Luiz Leite da Nóbrega. 1956. Arquivo de Maria Luiza Nóbrega de Morais.
Outras despesas: anotações de Luiz Leite da Nóbrega. 1956. Arquivo de Maria Luiza Nóbrega de Morais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Respeitar sempre.

EDMILSON QUIRINO DE ALCÂNTARA: A LEMBRANÇA ALEGRE DE QUEM TEM APREÇO PELO TRABALHO QUE REALIZA.

Conversar com Edmilson é sempre muito agradável. Apesar da memória já comprometida ele adora falar sobre sua experiência como dono de bar....