MALHA
FERROVIÁRIA DO ESTADO DO CEARÁ
Mapa
indicativo das linhas
RAMAL SUL DA REDE VIAÇÃO CEARENSE COM
SAÍDA PARA O RAMAL DA PARAÍBA
A
implantação do transporte ferroviário do Ceará compreende duas rotas. O trecho
da Estrada de Ferro de Baturité inicia na segunda metade do século XIX e
termina com o ponto final dessa linha na cidade do Crato, em 1926. Conhecida
como Linha Sul, o trajeto compreende 599
km. Havia também a Estrada de Ferro de
Sobral, Linha Norte, com 450km de trilhos. As duas integravam a Rede Viação
Cearense.
O
discurso em torno da construção de ferrovias congregava diferentes interesses.
Sob um discurso modernizador aparentemente construído por alegações técnicas e
econômicas calcadas na aproximação entre o sertão e o litoral, na viabilização do escoamento da produção e
no desenvolvimento regional, estava o
fortalecimento de determinadas regiões obedecendo aos interesses das classes
dominantes em se fortalecerem financeira e politicamente a medida em que suas
regiões consolidassem o seu prestígio no contexto do estado.
Em que
pese, a importância das ferrovias no escoamento da produção, algumas questões
precisam ser consideradas para melhor compreender a expansão da via férrea:
a) O
interesse das classes dominantes em se fortalecerem financeira e politicamente a medida em que suas regiões consolidassem o seu prestígio no contexto do
estado;
b b) a
influência do capitalismo sobre o pensamento intelectual da época;
c c) a
simpatia explícita por um determinado modelo modernizador que guiava
a viabilização da economia;
d d) a
imposição de critérios políticos sobre decisões técnicas;
e. e) a
aproximação entre capital (moderna) e sertão (atraso) que pressupõe
transposição de um comportamento modernizador nivelado pelo consumo.
f. As
contradições entre os apelos do próprio discurso ora centrado na opulência
natural da região, ora calcado no assistencialismo apelativo dos problemas
climáticos e das questões sociais dele decorrentes faziam parte da política para viabilizar o empreendimento.
Entre
contradições, festas, tapas e beijos, lá se vai o nosso algodão e osnossos
viajantes pelos trilhos da RVC.
Duas
estações estavam mais próximas de Ipaumirim: Lavras da Mangabeira e Baixio.
Na linha sul, a Estação de Lavras da
Mangabeira foi inaugurada em 01.12.1917 com multidão, festa e política. É
inegável que a chegada do trem dinamizou a vida da cidade, ampliando seu
comércio com cidades vizinhas assim como aumentou a presença e circulação
de viajantes inclusive vindos do sertão da Paraíba que
pela sua proximidade com o Ceará
passaram a utilizar com assiduidade a estação de Lavras para seus
deslocamentos.
ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE LAVRAS DA MANGABEIRA
Fonte:http://cariricangaco.blogspot.com.br/2013/05/galpao-das-artes-em-noite- |
A
estação de Baixio integrava o ramal da Paraíba saindo da estação de Arrojado e
indo na direção de Sousa. Essa estação foi inaugurada em 05 de agosto de 1925.
Nessa linha, por questões que envolvem interesses políticos daquele estado, o
sub-ramal para Cajazeiras foi inaugurado em 5-8-1926 logo depois da estação de
Sousa inaugurada em 13-5-1926
ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE BAIXIO - CE
Este projeto
ferroviário acabou sendo praticamente abandonado ainda no século XX por falta
de investimentos e por interesses que os canalizaram para outras opções de vias
de transporte.
Na
próxima matéria desta série sobre estradas vamos abordar suas características e
o que por elas passavam.
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MLUIZA
RECIFE
23.04.2018
RECIFE
23.04.2018
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